Galeria de Arte e Pesquisa seleciona estudantes para nova exposição virtual

Estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Comunicação Social, Desenho Industrial/Design e Música, que compõem o Centro de Artes (CAR) da Ufes, têm até o dia 28 de fevereiro para inscrever até três propostas de projetos colaborativos e participativos em arte contemporânea para a exposição virtual Alter/Algo/Ritmos. Promovida pela Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), a mostra vai ocupar os perfis de mídias sociais da Galeria (Instagram: https://www.instagram.com/gap.ufes/ e Facebook: https://www.facebook.com/gapufes) entre os meses de março e abril. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no link https://cutt.ly/YkfVp9k.

De acordo com a coordenadora da GAP, Ananda Carvalho, ainda que se observem impactos estéticos do distanciamento social, os trabalhos podem ser sobre quaisquer temas, não necessitando ter relação com a pandemia do novo coronavírus. As propostas devem possibilitar processos colaborativos e participativos, tendo como titulares estudantes regularmente matriculados nos cursos do CAR. Membros da comunidade externa podem participar como coautores.

Uma comissão composta por especialistas em arte contemporânea e representantes do conselho curatorial da GAP será responsável por avaliar e selecionar as propostas inscritas segundo critérios como coerência textual, caráter inovador em linguagens contemporâneas, domínio técnico, clareza e adequação às mídias sociais da Galeria.

“Essa iniciativa visa divulgar o que nossos estudantes e artistas estão produzindo, experimentando e refletindo no campo da arte contemporânea, ainda sob os efeitos de pandemia e da crise econômica, política e social. Esperamos proposições artísticas em qualquer linguagem, como fotografias, vídeos e instruções”, explica Ananda Carvalho.

Categorias

A proposta curatorial do edital, elaborada pelo conselheiro da GAP Daniel Hora, prevê que os trabalhos podem ser incluídos em uma dentre três categorias: Redobras, Em Rede ou Ideias Abertas. “Em todos os casos, os trabalhos devem ser acompanhados de texto de apresentação de até 1.400 caracteres (com espaço), instruções para participação ou colaboração e registro para documentação pelos participantes”, lembra o professor.

Redobras trata da reprodutibilidade e da recombinação. Engloba imagens, vídeos, gravações sonoras de trabalhos em suportes e materiais diversos em formatos para apresentação off-line.

Buscando trabalhos sobre interações, a categoria Em Rede engloba imagens, vídeos, gravações sonoras ou conteúdos de trabalhos em formatos específicos para apresentação on-line em mídias sociais, aplicativos ou websites próprios.

Já em Ideias Abertas, a proposta é a criação de roteiros para experimentação, abrangendo esboços, planos, diagramas, esquemas, programas e regras para execução de projetos ainda não iniciados, para realização off-line, on-line ou híbrida.

As proposições para a exposição virtual Alter/Algo/Ritmos podem conter até oito fotografias, até três vídeos ou registros de áudio de até um minuto ou um vídeo ou registro de áudio de até três minutos. Será selecionada apenas uma proposta por estudante.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 22 de março, nos perfis de mídias sociais da GAP. Após o fim da mostra, a Galeria pretende organizar um catálogo virtual contendo resultados dos trabalhos expostos.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.