Gestores da Ufes se reúnem para discutir inclusão acadêmica e acessibilidade na Universidade

16/09/2024 - 17:01  •  Atualizado 16/09/2024 18:28
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Foto dos gestores da Ufes em pé, na sala de reuniões da Reitoria

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e a vice-reitora, Sonia Lopes, reuniram gestores da Universidade na manhã desta segunda-feira, 16, para discutir questões sobre inclusão acadêmica e acessibilidade.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença da secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), Cinthya Oliveira; da pró-reitora de Graduação, Regina de Alcântara; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda; do pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, Antônio Carlos Moraes; do pró-reitor de Administração, Roney Pignaton; do pró-reitor em exercício de Pesquisa e Pós-Graduação, Wagner dos Santos; e da assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino, além de representantes do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) e Educação (CE).

A vice-reitora, Sonia Lopes, destacou o compromisso da Administração Central com a questão da acessibilidade e inclusão e afirmou que o tema não é pertinente a uma secretaria, mas é uma pauta da Universidade. “Entendemos que esse tema precisa ser uma prioridade. Já há algum tempo trabalhamos nesse sentido, só que o investimento, tanto orçamentário quanto no atendimento às demandas específicas do tema, ainda estão em aberto. Então, precisamos fortalecer isso”, reforçou Sonia.

Segundo dados da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), atualmente a Ufes conta com 464 estudantes com matrícula ativa que possuem algum tipo de deficiência (PcD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, ou superdotação.

Grupos de trabalho

Foto dos gestores em reunião, vendo uma apresentação projetada na tela.

A secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade destacou o compromisso com a elaboração da política de inclusão acadêmica e acessibilidade, e afirmou que ideia é compor grupos de trabalho (GTs) para pensar a política não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com atores externos. “Queremos incluir entidades que vão nos auxiliar na implementação dessa política, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, Tribunais de Contas, além de alguns atores da sociedade civil. Tudo isso para pensarmos juntos, de forma democrática e coletiva, uma política que atende aos anseios da sociedade e da própria Universidade”, destacou Cinthya Oliveira.

Com isso em mente, a vice-reitora acredita que fortalecer o tema dentro da Ufes é também uma forma de aumentar não só a presença e permanência desse perfil de estudante, mas também de técnicos e docentes com essa condição na Universidade.

“Esse não é só um trabalho de permanência ou dedicado à questão da aprendizagem, mas também da vivência desse grupo na Ufes. É um trabalho que também começa e que vai ter um diálogo tanto com a educação básica quanto com a questão da inserção no mundo do trabalho. Então, é antes, durante e depois”, complementou Sonia Lopes.

Fotos: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas