Governo bloqueia orçamento das universidades e institutos federais

02/12/2022 - 13:03  •  Atualizado 05/12/2022 12:54

Algumas horas após liberar o limite de empenho das universidades e institutos federais de ensino, bloqueado na última segunda-feira, 28, o governo federal bloqueou, na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, os recursos do orçamento das instituições federais de ensino superior.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional em exercício, Aldous Albuquerque, explica que o bloqueio foi maior que o orçamento liberado, o que deixou as instituições com o saldo invertido (negativo). Com a medida, a Universidade não tem orçamento para o pagamento de possíveis despesas futuras.

“Podemos ter que desempenhar pagamentos já empenhados para corrigir a conta. Isso vai dificultar o fechamento do exercício e pode comprometer o pagamento de despesas de manutenção, limpeza e energia, por exemplo”, afirma.

Segundo Albuquerque, a orientação é aguardar os próximos dias na expectativa que a medida seja revertida.

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino (Andifes) afirma que “continuará sua incansável luta pela recomposição do orçamento das Universidades Federais, articulando com todos os atores necessários, Congresso Nacional, governo, sociedade civil e com a equipe de transição do governo eleito para a construção de orçamento e políticas necessárias para a manutenção e o justo financiamento do ensino superior público”.