Com o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, foi lançada nesta segunda-feira, 23, a Jornada Capixaba de Ciência e Inovação, que reúne eventos programados para este segundo semestre, dentre eles a Semana do Conhecimento da Ufes. O objetivo da jornada é promover a integração dos diversos eventos relacionados a ciência, tecnologia e inovação que são promovidos anualmente por instituições de ensino, pelo Governo do Espírito Santo e por empresas capixabas. Até o momento já foram incluídos na jornada 21 eventos (veja abaixo).
O anúncio da jornada foi feito em solenidade que contou com a presença do governador Renato Casagrande (foto), secretários de Estado, deputados e outras autoridades. Representando o reitor da Ufes, Paulo Vargas, esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr. “Essa jornada promoverá um ambiente oportuno para o compartilhamento de ideias e resultados de diferentes projetos em desenvolvimento nas diversas instituições do Espírito Santo, de maneira que a Ufes poderá mostrar mais uma vez sua liderança em ações de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo no estado”, afirmou Lacerda Jr.
No seu pronunciamento, o governador Renato Casagrande ressaltou que a jornada vai contribuir para o “bom ambiente de inovação” que já existe no estado. Ele afirmou que passos importantes foram dados nesse sentido, seja por meio de iniciativas públicas, seja por meio da Mobilização Capixaba por Inovação (MCI).
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, ressaltou o papel da entidade no financiamento de projetos de pesquisa e inovação, informando que foram investidos R$ 21 milhões em editais para formação de recursos humanos, como em bolsas direcionadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio, da graduação e da pós-graduação. “Alguns desses resultados aparecerão na jornada”, disse.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann, afirmou que “O Espírito Santo tem dado um exemplo para o Brasil no que fazer em termos de inovação”, destacando “o diálogo entre as instituições no que tange a ciência e pesquisa”. Segundo Hoffmann, em valores absolutos, o Espírito Santo só perde para São Paulo e Rio de Janeiro em investimentos em inovação por meio da Fapes.
Jornada
Segundo divulgado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, considerando os 21 eventos da jornada, serão aproximadamente 900 horas de conteúdo sobre projetos de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. O público potencial é de 270 mil estudantes, entre ensino médio, técnico e superior, além de professores da rede pública estadual e superior.
Confira o calendário de eventos:
25/08 - Meninas nas ciências exatas, engenharias e computação (Sedu/Ufes)
30/08 - 9ª Mostra de Iniciação Científica e 5ª Jornada Acadêmica - Unesc
02/09 - Lançamento do Programa Findeslab de inovação aberta
13/09 - 20ª Jornada CIentífica e Cultural - Faesa
02/10 - Jornada de Ideias - CEET Vasco Coutinho
05/10 - Jornada CIentífica, Tecnológica e de Inovação Multivix
18/10 - VIII Ciclo de Iniciação Científica - UVV
19/10 - IV Semana Acadêmica - CEET Talmo Luiz Silva
08/11 - Jornada de Integração - Ifes
09/11 - IX Jornada de Iniciação CIentífica - Emescam
09/11 - Jornada de Pesquisa e Extensão - Unisales
11/11 - Fórum Iel de Gestão
16/11 - Incaper 65º ano
16/11 - VII Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Colatina
17/11 - Congresso Agro Seag - Fapes
19/11 - HackFaesa
23/11 - Mobilidade Elétrica - Abravei
23/11 - Salão do Inventor - IBI
23/11 - Semana Estadual de CTI – Sectides
29/11 - Semana do Conhecimento - Ufes
01/12 - Prêmio CONFAP - Fapes
03/12 - Espírito Santo Innovation Experience
Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Valdemar Lacerda Jr.
Edição: Thereza Marinho