Grupo de pesquisa da Ufes lança neste sábado livro sobre literatura e política

O grupo de pesquisa Nudes: Diversidade e Descolonização lança neste sábado, 20, o livro O Estatuto (contra)colonial da humanidade: literatura e política. A publicação, em formato eletrônico, traz diversos artigos que colocam uma lente política na literatura.

Com organização dos professores do Departamento de Letras da Ufes Junia Zaidan e Luís Eustáquio Soares, e da professora de educação básica Diana Barbosa, o livro traz 15 artigos de diferentes autores sobre estudos literários, obras literárias, tradução, discursos e lutas de grupos identitários e que sublinham a natureza política da produção de arte e cultura.

"O livro toma a produção de arte e cultura realizada na periferia do sistema capitalista, especialmente a literatura neste caso, com um viés emancipatório. Reforça a natureza política da cultura e da arte, buscando apontar as assimetrias, disparidades e desigualdade da sociedade", explica a professora Junia Zaidan.

O grupo de pesquisa Nudes analisa o imperialismo como um tema central na discussão de literatura e política. "Buscamos evitar a aceitação resignada do modo de vida americano na cultura, olhando para aspectos específicos, como as políticas editoriais e de tradução, que muitas vezes atuam a serviço da manutenção da divisão internacional do trabalho, propondo novos atos nascentes", detalha Junia Zaidan.

O lançamento do livro será às 19 horas, aberto à participação do público, por meio da plataforma Zoom. A publicação está disponível para download aqui.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Instagram @oestatutocontracolonial ou na página do lançamento do livro no Facebook.

Texto: Lidia Neves

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)