Grupo de pesquisa em Educação Especial inicia Ciclo de Diálogos nesta quinta, 26

23/08/2021 - 16:48  •  Atualizado 24/08/2021 20:08

O Grupo Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees) da Ufes promoverá, entre os meses de agosto e novembro, o Ciclo de Diálogos sobre Formação e Pesquisa-ação, com o objetivo de aprofundar, por meio do diálogo e da reflexão crítica, os saberes sobre as contribuições dessa área do conhecimento para a formação continuada de profissionais da educação. Serão, no total, quatro encontros, transmitidos ao vivo pelo canal do Grufopees no YouTube.

Poderão participar profissionais das redes de ensino, alunos de graduação e de pós-graduação, e demais interessados no assunto. Não é necessário se inscrever previamente. As informações sobre os certificados serão dadas no primeiro encontro, que será realizado em 26 de agosto.

O Grufopees é vinculado ao Centro de Educação e desenvolve atividades de pesquisa, de ensino e de extensão na área de Educação Especial, na perspectiva inclusiva. O grupo de pesquisa tem realizado várias ações durante a pandemia da covid-19, em colaboração com gestores de Educação Especial e com outros profissionais de ensino, tendo como foco a formação continuada.

Programação

Abrindo o Ciclo de Diálogos, a primeira transmissão abordará os princípios e a prática da pesquisa-ação pedagógica; em 15 de setembro, o tema apresentado serão as redes de formação docente; em 5 de outubro, serão debatidas as práticas colaborativas em tempos de pandemia. Encerrando o Ciclo, em 3 de novembro, uma live vai tratar sobre a formação continuada de professores por meio de grupos de estudo-reflexão.

O evento terá a participação de docentes do Centro de Educação da Ufes e de professores convidados da Universidade Católica de Santos (Unisantos), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de profissionais da educação de outros estados. Todas as transmissões terão início às 19 horas e contarão com intérprete de Libras.

Segundo a professora do Centro de Educação e líder do Grupo, Mariangela de Almeida, em 2020 foram promovidos debates com as redes de ensino por meio de um grupo de estudos (Grupo de Estudo-Reflexão sobre Gestão de Educação Especial) e de diversas lives disponíveis no Canal do Grufopees no YouTube. “Além dessas ações, oferecemos também um minicurso com alcance em todo o país, do qual participaram mais de 2 mil pessoas”, conta.

Mais informações sobre o Ciclo de Debates podem ser obtidas no perfil @grufopeesufes no Instagram e no site https://gestaoeducacaoespecial.ufes.br/.

Texto: Nábila Corrêa