Grupo PET Conexões Licenciaturas abre inscrições para a seleção de bolsistas

18/01/2023 - 16:33  •  Atualizado 23/01/2023 16:19

No dia 23 de janeiro, o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Licenciaturas abre inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes de bolsistas. São cinco vagas com direito a bolsa remunerada (valor de R$ 400 por mês), além de três vagas para voluntários e seis para suplência, todas destinadas a estudantes dos cursos presenciais de licenciatura da Ufes ofertados no campus Goiabeiras. Os interessados devem se inscrever enviando os documentos solicitados no Edital de Seleção de Bolsistas e Não Bolsistas 001/2023 em formato PDF para o e-mail petlicufes@gmail.com até o dia 27 de janeiro.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender às seguintes exigências: estar regularmente matriculado no curso, com entrada a partir de 2020/1; apresentar bom rendimento nas disciplinas cursadas, com Coeficiente de Rendimento Acumulado maior ou igual a 5; não ser beneficiário de outra bolsa, exceto as bolsas de assistência estudantil da Ufes e a bolsa permanência (PBP) do FNDE; comprometer-se a dedicar 20 horas semanais às atividades do programa e a participar das reuniões em dias e horários previamente definidos com o grupo (dias úteis); comprometer-se a participar dos eventos ligados ao programa, atividades de pesquisa, ensino e/ou extensão em dias não letivos e cumprir as exigências do Programa; e ler o Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial disponível em http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes.

A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 30 de janeiro. A partir desta data ocorrerão as outras etapas do processo seletivo, com a divulgação do resultado final no dia 10 de fevereiro, na página oficial do PET Conexões e Licenciaturas no Instagram.

Todas as informações sobre o processo seletivo e a documentação exigida estão disponíveis no edital e no perfil do PET Conexões Licenciaturas no Instagram.

Integração

O Programa de Educação Tutorial (PET) é responsável por desenvolver a integração entre o ensino, pesquisa e extensão, e destinado aos alunos com o objetivo de melhorar a qualidade de suas formações. Para isso, desenvolve diversas atividades em monitorias e grupos de estudo e pesquisa, além de produzir diversos materiais de conteúdo relacionado às atividades realizadas no PET, buscando formar profissionais críticos e atuantes, com autonomia para modificar a realidade regional e nacional.

O PET Conexões Licenciaturas tem como principal objetivo incentivar projetos e pesquisas sobre educação e licenciatura desenvolvidos por alunos de formação docente da Ufes.

Texto: Victor Thomé (bolsista em projeto de Comunicação)