Grupos de pesquisa realizam IV Seminário de Saúde Mental no ES nesta sexta, 20

Os grupos de pesquisas Políticas Públicas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Fênix, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), realizam nesta sexta-feira, 20, o IV Seminário de Saúde Mental no ES, que abordará o tema Diálogos entre Arte, Cultura e Território. O evento será realizado das 9 às 17 horas, no auditório Manoel Vereza, no CCJE.

A professora do Departamento de Terapia Ocupacional Adriana Leão, membro do Grupo de Políticas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, explica que o seminário tem o intuito de promover, produzir e fomentar o diálogo entre as temáticas de arte, cultura e território, que são disparadores para produções de práticas alinhadas ao paradigma psicossocial e resistentes às lógicas medicalizantes e excludentes. “O objetivo é fortalecer a atuação dos profissionais da atenção psicossocial, a partir do compartilhamento e reflexão. Propomos debates com pesquisadores especialistas nessas temáticas, ainda não contempladas em eventos dessa natureza”, afirma.

A conferência de abertura, com o tema Arte, cultura e território em tempos de re(existência), será ministrada pelo geógrafo e doutorando em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lucas Honorato, e pelo psicólogo e doutor em Saúde Pública da Fiocruz, Eduardo Torre.

A programação contará ainda com debates, intervenção artística-cultural e o lançamento do livro A arte do inconsciente, escrito por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cidade, de Cariacica.

Veja a programação completa no arquivo anexado abaixo.  

Segundo Adriana Leão, existem poucos eventos no Espírito Santo que possibilitam a troca de experiências, tanto entre profissionais que compõem os dispositivos da RAPS, como entre a Universidade e trabalhadores que desenvolvem as práticas de cuidado cotidianamente no âmbito do SUS. Ela destaca ainda a necessidade desta interação, uma vez que a pandemia provocou profundas mudanças nos processos de trabalho das equipes que compõem os serviços de atenção psicossocial, além de acirrar do sofrimento psíquico da população capixaba.

“O seminário busca suprir a necessidade da aproximação entre pesquisadores, gestores e trabalhadores de saúde mental na construção de melhores condições de saúde para população usuária dos dispositivos do SUS”, conclui.

 

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.