Grupos de pesquisa realizam oficinas sobre estratégias on-line de suporte à saúde mental

18/06/2020 - 18:06  •  Atualizado 18/06/2020 20:06
Compartilhe

O Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e o Grupo Fênix, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), realizam, nesta sexta-feira, 19, o primeiro módulo do evento Oficinas sobre Estratégias Online de Ajuda e Suporte Mútuos na Saúde Mental, dirigido aos profissionais e estagiários que atuam nos serviços de atenção à saúde mental e de atenção psicossocial em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As oficinas serão ministradas como parte do projeto de extensão Encontros de Trabalhadores de Saúde Mental, em plataforma de webconferência. Esse primeiro módulo será realizado das 16 às 18 horas e contará com a participação do psicólogo e professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS-UFRJ) Eduardo Mourão Vasconcelos, que abordará reflexões gerais sobre desafios e vantagens dos grupos on-line em comparação com os grupos presenciais; os novos desafios éticos referentes ao sigilo e à confidencialidade dos dados gerados pelas plataformas on-line; e algumas recomendações possíveis de serem previstas para lidar com esses desafios.

Também participarão da oficina a coordenadora do Projeto Suporte de Pares e Ajuda Mútua da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Denise Mercadante; a diretora do Centro de Convivência Trilhos do Engenho, Lucia Andrade; e a diretora do Centro de Convivência da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, Janaina Fernandes.

“Considerando que muitos serviços da Rede de Atenção Psicossocial estão com as atividades presenciais suspensas, torna-se urgente não somente o debate sobre novas estratégias de atuação, mas, sobretudo, o conhecimento qualificado sobre essas abordagens e as potencialidades, os desafios e os referenciais teóricos e éticos que as embasam”, afirma a professora do Departamento de Terapia Ocupacional Adriana Leão, que coordena o projeto de extensão ao lado da professora do Departamento de Serviço Social Fabiola Xavier.

“As oficinas surgem como demandas dos próprios profissionais e também da Universidade, que pode contribuir com a oferta de um debate qualificado sobre o tema, além de poder estabelecer parcerias importantes para a concretização desse trabalho em tempos de atividades remotas”, complementa.

O segundo módulo das oficinas já está agendado para o dia 26 de junho, das 14 às 17 horas. Nele, estará presente a psicóloga Judete Ferrari, integrante dos Grupos de Ajuda e Suporte Mútuos em Saúde Mental (GAS Mental) e da Sala de Grupos On-line (GOL) do Rio Grande do Sul, que falará sobre as experiências daquele estado.


Texto: Thereza Marinho