Hucam tem avaliação geral acima da média em pesquisa com residentes

16/02/2024 - 10:40  •  Atualizado 22/02/2024 12:54

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes) recebeu nota 7,50 na avaliação geral dos residentes médicos e multiprofissionais na Pesquisa de Satisfação do Residente. O resultado foi divulgado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra 41 hospitais universitários federais, incluindo o Hucam.

O resultado obtido pelo hospital está acima da média dos demais 40 hospitais pesquisados e a adesão dos residentes à pesquisa foi uma das mais altas do país, de 95,6%, o que representou 194 respostas.

Na foto, sala cirúrgica do Hucam, um dos vários campos de prática para os programas de residência médica e multiprofissional que funcionam no hospital universitário.

Este foi o quinto ciclo da pesquisa, que vem sendo realizada desde 2019 para avaliar acertos e oportunidades de melhoria presentes nos programas de residência dos hospitais universitários. São analisados diversos quesitos, divididos em infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional. Veja o resultado completo da pesquisa neste link.

A gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hucam, Glaucia Abreu, destacou o importante envolvimento dos preceptores, supervisores e docentes na motivação aos residentes para participar da pesquisa: "Ter quase a totalidade de participação dos residentes na pesquisa nos garante maior fidedignidade na avaliação dos resultados e na implementação das ações no Hucam, instituição que avança no cenário local e nacional como referência na formação dos profissionais de saúde".

Outra marca de destaque foi a de que 82,5% dos residentes do Hucam declararam estar satisfeitos com o campo de prática ofertado pela instituição.

"A Pesquisa de Satisfação dos Residentes no Hucam teve um empenho importante da gestão. A parceria da Gerência de Ensino e Pesquisa com a Ouvidoria foi fundamental para a condução e acompanhamento durante o processo de aplicação. Os gestores, em conjunto com a Ouvidoria e a GEP, definiram estratégias e buscaram apoio de áreas importantes do Hospital, inclusive da Comissão de Residência Médica, para que a adesão dos alunos fosse conquistada. Uma experiência marcante de parceria", declarou a ouvidora do Hucam, Gislene do Nascimento Brunholi.

Resultado geral

Nos 41 hospitais avaliados foram registradas, neste ano, 4.099 respostas, o que representa uma adesão de 52,1% de participantes, número 21,4% maior que os 42,9% do ano passado. Dentre os participantes, 70,1% estão satisfeitos com os Hospitais Universitários Federais (HUFs) como campo de prática, e 52,9% atribuíram notas entre 8 e 10 aos HUFs, porcentagem 28,3% maior que os 41,2 atribuídos em 2022. A avaliação geral da pesquisa foi de 6,91.

“A participação dos residentes nesse espaço é essencial para pensar ações que beneficiem esse público, tendo em vista que a Pesquisa de Satisfação do Residente é um importante instrumento que subsidia os gestores em relação às ações de melhoria contínua dos programas de Residência. Esperamos que os resultados da pesquisa repercutam em projetos para fortalecer ainda mais o nosso propósito: saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”, afirmou o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende.

Desdobramentos

Além do caráter analítico, as pesquisas de satisfação orientam ações desde a sua primeira edição. Como desdobramentos da pesquisa de 2019, foram destinados recursos aos hospitais com foco específico nas residências. Já a partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), gerido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi), que orienta os hospitais a criarem Planos de Melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática.

“Entre 2022 e 2023, os gerentes de Ensino e Pesquisa das unidades vinculadas puderam utilizar os resultados como base para o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), por meio do qual os hospitais da Rede elaboram seus Planos de Melhorias, com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do campo de prática”, explicou Rezende.

Os resultados dos anos anteriores da Pesquisa de Satisfação do Residente podem ser vistos aqui.

Texto e foto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes