
Neste sábado, 15, a partir das 7 horas, a Unidade de Urologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes) promove um mutirão cirúrgico para tratamento de fimose. Dez cirurgias estão agendadas.
O procedimento é uma forma de prevenção do câncer de pênis, que corresponde a 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. Em adultos, a doença está frequentemente ligada a más condições de higiene íntima, entre outras situações. É tratável e frequentemente tem cura, mas pode levar a mortes ou amputações.
O mutirão será conduzido pelos médicos Pedro Gamberini, chefe substituto da Unidade de Urologia, e Gustavo Ruschi, urologista do Hucam e presidente estadual da Sociedade Brasileira de Urologia.
O Hucam/Ufes atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoia a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. O hospital faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra 45 hospitais universitários federais.