I Fórum Ufes de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade acontece nesta quinta, 21

19/09/2023 - 18:35  •  Atualizado 21/09/2023 11:58

A Ufes, por meio da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), realiza nesta quinta-feira, 21, o I Fórum Ufes de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade. O encontro abordará o tema Empregabilidade das pessoas com deficiência e ocorre no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e durante o Setembro Verde, mês da inclusão das pessoas com deficiência.

O Fórum é aberto a toda a comunidade acadêmica e terá início às 14 horas, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). O objetivo é reunir estudantes com deficiência e necessidades específicas da Ufes e promover o protagonismo do público-alvo da educação inclusiva, com a finalidade de garantir a permanência qualificada, bem como espaços de diálogo com a comunidade acadêmica.

Espaço de discussão

A secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade da Ufes, Déborah Provetti, afirma que a proposta é que o Fórum seja um espaço regular de discussão, elaboração e suporte ao desenvolvimento e implementação da política institucional em acessibilidade e inclusão, constituindo-se como instância consultiva da SIAC sobre o assunto.

“Queremos promover troca de experiências, reflexões e vivências sobre a importância da inclusão e da acessibilidade no processo de democratização da educação e da cultura, visando uma sociedade mais inclusiva e plural.

A proposta é que a partir desse primeiro fórum, tenhamos mais visibilidade e parcerias para a causa da inclusão em todos os espaços, inclusive no mundo do trabalho”, destaca.

Provetti explica que o tema Empregabilidade das pessoas com deficiência foi proposto a partir de vivências no cotidiano do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) e contou com o empenho da psicóloga Wanessa dos Santos e de duas monitoras, as estudantes de Psicologia Cinthya Gonçalves e Naiara Ramos.

Veja a programação:

14h - Boas-vindas

14h15 - Breve apresentação da Siac

14h30 - Mesa: Empregabilidade das pessoas com deficiência, com a participação da psicóloga Wanessa Gonçalves dos Santos e das monitoras do Naufes e estudantes de Psicologia Cinthya Gonçalves e Naiara Ramos

15h - Espaço aberto para perguntas e colocações

16h - Encerramento