Inovação capixaba será tema do seminário Make Together. Inscrições abertas

02/03/2020 - 16:04  •  Atualizado 04/03/2020 09:24

A Ufes vai sediar o seminário Make Together: integrando o ecossistema capixaba de inovação, que objetiva discutir temas relacionados a ciências, inovações, tecnologias e empreendedorismo. O evento será realizado no dia 5 de março, das 7h30 às 12h30, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Goiabeiras, e é direcionado a startups, incubadoras, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas que serão abordados, estão Empreendedorismo e inovação; Perspectivas de inovação no Estado do Espírito Santo; Educação profissional; e Inovação na academia e na indústria (veja programação abaixo).

O evento é gratuito, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.teiasdainovacao.com.br.

Inovação

O Make Together faz parte do projeto Teias da Inovação, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. No estado, tem o apoio da Ufes e da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“Trata-se de um evento importante para a comunidade universitária. É uma ação de grande relevância que objetiva sensibilizar professores, alunos e servidores em geral para esse tema que diz respeito tanto à graduação, quanto à pós-graduação. É uma forma de a Ufes se conectar mais efetivamente à rotina de eventos do ecossistema de inovação capixaba”, ressalta a diretora de Inovação Tecnológica da Ufes, Maria José Pontes.

Entre os palestrantes, estarão o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Junior; a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e professora da Ufes, Cristina Engel; o representante da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) Francisco Saboya; e o representante da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) Bruno Moreira.

Também está prevista a presença do secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo César Alvim.

Programação:

7h30 – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
8h45 – Programas de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação – Paulo César Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC
9h15 – Painel: Cenário e Perspectivas de Inovação no ES – Juliana Gavini, diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade do Senai
9h40 – Intervalo
10h – Cenário de Inovação da Academia – Neyval da Costa Reis Junior, professor e pró-reitor da Ufes
10h20 – Cenário da Inovação no Governo – Cristina Engel, secretária de estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo e professora da Ufes
10h40 – Cenário Brasileiro de Inovação na Indústria – Bruno Moreira, diretor da Anpei
11h – Cenário de Desenvolvimento dos Ecossistemas no Brasil – Francisco Saboya, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)
11h20 – Debate

Texto: Jorge Medina