
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Estudantes de todo Brasil podem se inscrever até o dia 19 de maio por meio do site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://www.enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial.
A nota do Enem é utilizada como critério de seleção nos processos seletivos da Ufes que, em 2016, adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como a única forma de ingresso em 98 cursos de graduação da instituição, acabando com a segunda etapa do processo de seleção, que era composta por provas discursivas.
Mudanças
Diferente das outras edições, o Enem 2017 contará com novidades nos processos de inscrição e aplicação das provas. Uma delas é o valor da taxa de inscrição, que subiu para R$ 82. O pagamento deve ser realizado até 24 de maio, em qualquer agência bancária, lotéricas ou correios.
No processo de pedido de isenção, a autodeclaração de renda deixou de ser exigida. Além disso, os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição.
Os dias de aplicação das provas também sofreram alterações. Esse ano, o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana.
A partir deste ano, o Enem também deixa de ser usado para certificação de conclusão do ensino médio e a divulgação do resultado do Enem por escola também foi suspensa.
A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018.
Mais informações podem ser obtidas pelo edital do Enem 2017 disponível em www.inep.gov.br ou pelo telefone 0800-616161.
Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho