Inscrições abertas até 28/3 para especialização EaD em Educação em Direitos Humanos

15/03/2022 - 16:49  •  Atualizado 28/03/2022 15:05

A Superintendência de Educação a Distância (Sead), em parceria com os municípios participantes do Sistema Universidade Aberta Capixaba (Unac), está com inscrições abertas para o curso de especialização lato sensu em Educação em Direitos Humanos. Para se candidatar, é necessário ter curso superior em Direito, Comunicação, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Ensino ou Ciências Militares. As inscrições serão recebidas até 28 de março, pelo endereço concursos.ufes.br/unac/cursistas/.

A especialização será oferecida na modalidade a distância, com carga horária de 375 horas. Ao todo, serão disponibilizadas 280 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Pinheiros e Vila Velha, com 40 vagas cada um. Em cada polo, serão reservadas quatro vagas para Pessoas com Deficiência (PcD); quatro vagas para Pessoas Pretas, Pardas e Indígenas (PPI); e cinco vagas para policiais militares, policiais civis, guardas municipais, agentes municipais de trânsito, agentes penitenciários, psicólogos e assistentes sociais dos quadros da Secretaria de Justiça (Sejus), policiais prisionais, policiais federais ou policiais rodoviários federais.

Além destas, haverá reserva para profissionais e pessoas voluntárias que atuem em entidades de promoção, proteção ou defesa de Direitos Humanos ou educador social, distribuídas da seguinte forma: uma vaga para o polo de Cachoeiro de Itapemirim, duas para o polo de Linhares e duas para o polo de Vila Velha. Em cada um desses três polos, haverá também reserva de cinco vagas para servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Essa é a terceira vez que o curso de especialização em Educação em Direitos Humanos é ofertado pela Sead e a primeira por meio do Programa Universidade Aberta Capixaba (Unac), que integra o Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES). Segundo a superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa, a decisão de oferecer novamente essa oportunidade de formação deveu-se à grande procura constatada nas duas ofertas anteriores e à importância do assunto abordado. "Consideramos essa temática imprescindível para que tenhamos uma sociedade comprometida com o reconhecimento e a manutenção dos direitos dos seres humanos", destacou a professora.

Outras informações sobre inscrições, critérios de seleção e classificação podem ser obtidas no edital anexado abaixo, pelo e-mail selecao.alunos.unac@gmail.com e no endereço https://sead.ufes.br/.

Texto: Nábila Corrêa