Inscrições abertas em curso gratuito de programação para estudantes da rede pública

23/05/2022 - 11:32  •  Atualizado 25/05/2022 11:19

Estudantes do ensino médio da rede pública de ensino podem se inscrever, até 27 de maio, para o curso gratuito de Introdução à computação/ Programação de Computadores (Introcomp), oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia da Computação da Ufes. Também poderão participar da seleção os que concluíram o terceiro ano do Ensino Médio em 2021. Das 200 vagas ofertadas, 100 serão reservadas para estudantes de escolas estaduais. As inscrições serão feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponibilizado no endereço introcomp.pet.inf.ufes.br.

O processo de seleção acontecerá em duas etapas. Na primeira, o candidato deverá assistir à Aula Expositiva on-line e ao vivo, que ocorrerá no dia 28 de maio, às 10 horas, no canal da Twitch do Introcomp e, em seguida, preencher e enviar um questionário contendo questões objetivas sobre o conteúdo apresentado. Na segunda etapa, os candidatos deverão responder uma avaliação sobre conhecimentos de lógica, que será aplicada em 4 de junho, também de forma on-line.

Módulos

O curso terá duração de cinco meses, dividido em dois módulos. No primeiro, os participantes aprenderão os conceitos fundamentais de programação; no segundo, ofertado aos que obtiverem média superior a sete no primeiro módulo, o foco será em conceitos mais avançados. Para o Módulo Básico e para o Avançado serão oferecidos certificados de 30 e 18 horas, respectivamente.

As aulas serão ministradas on-line, aos sábados, via Twitch, utilizando a linguagem de programação Python. “Comparada com outras linguagens de programação de alto nível, a Python apresenta uma sintaxe mais fácil de ser aprendida, além de oferecer muitas facilidades que permitem que programas mais simples possam resolver problemas mais complexos”, explica a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Informática da Ufes, Roberta Lima Gomes.

Criado no final de 2010 pela PET Engenharia de Computação, o Introcomp proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar mais a fundo tecnologias da informação, bem como o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas por meio da computação: “A programação desenvolve o raciocínio lógico, que é uma habilidade para a vida! Além disso, quando aprendemos a programar, deixamos de ser meros usuários da tecnologia e passamos a poder controlá-la”, conclui Roberta Gomes.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento anexado abaixo, no site do projeto: http://introcomp.ufes.br/, pelo e-mail introcomp@inf.ufes.br e no perfil @introcompufes.

Texto: Nábila Corrêa