Inscrições abertas em oito programas de pós-graduação. Veja as oportunidades

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou oito editais com processos seletivos para cursos de mestrado e doutorado. Ao todo, serão ofertadas 183 oportunidades, para ingresso no segundo semestre deste ano. 

Na unidade de Jerônimo Monteiro do campus de Alegre, as vagas são para o Programa Pós-Graduação em Ciências Florestais. As demais são para programas localizados no campus de Goiabeiras: Astrofísica, Cosmologia e Gravitação; Comunicação e Territorialidades; Educação Física; Engenharia e Desenvolvimento Sustentável; Física; Gestão Pública; e Oceanografia.

Saiba mais sobre as oportunidades:

Física (doutorado)

A Pós-Graduação em Física (PPGFis) está com inscrições abertas para 14 vagas em seu curso de doutorado até 15 de junho. As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail pos.fisica [at] ufes.br.

Dentre os documentos requeridos, o candidato deverá enviar cópia do currículo Lattes e do diploma de graduação em Física, Química, Matemática, Engenharia ou em áreas afins; para estudantes concluintes é necessária uma declaração formal do colegiado do curso. O candidato também deverá ter realizado uma das seis últimas edições do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF). O desempenho em outros exames, como em seleções de programas de pós-graduação de Física, pode substituir o resultado do EUF, de acordo com os critérios definidos no edital.

Contatos: (27) 4009-2833 e pos.fisica [at] ufes.br

 

Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (doutorado)

As inscrições para nove vagas de doutorado ofertadas pelo programa foram prorrogadas até 17 de junho. Os interessados deverão preencher o formulário on-line disponível nos endereços informados no edital e encaminhar a documentação.

Contatos: (27) 3145-5304 e ppgcosmo [at] cosmo-ufes.org

 

Comunicação e Territorialidades (mestrado)

O curso de mestrado em Comunicação e Territorialidades (PósCom) ofertará dez vagas para egressos e estudantes finalistas de cursos de graduação em qualquer área. Haverá reserva de 50% das vagas, distribuídas da seguinte forma: 35% para pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI); 5% para pessoas com deficiência (PCD); 5% para candidatos trans (travestis, transexuais e/ou transgênero); e 5% para pessoas em condição de refúgio político. Os interessados poderão se inscrever até 22 de junho pelo e-mail selecaoposcom [at] ufes.br.

Contatos: selecaoposcom [at] ufes.br e selecaoposcomufes [at] gmail.com

 

Educação Física (mestrado)

Egressos de cursos de graduação e estudantes concluintes poderão se inscrever, a partir de 6 de junho, a 39 vagas do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). As inscrições serão recebidas pelo e-mail ppgefufes [at] gmail.com até 30 de junho. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores do programa.

Contato: ppgefufes [at] gmail.com

 

Ciências Florestais (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) abrirá processo seletivo para preencher três vagas em seu curso de mestrado e oito no de doutorado. Os interessados poderão se inscrever de 6 de junho a 5 de julho pelo e-mail ppgcf.selecao [at] gmail.com.

Poderão participar da seleção para o mestrado os portadores de diploma de graduação em Ciências Florestais ou em áreas afins, assim como estudantes finalistas desses cursos. Para o doutorado, será exigido ainda que o candidato seja egresso ou estudante concluinte de curso de mestrado nessas mesmas áreas. Também poderão se inscrever os interessados com graduação ou mestrado, conforme o caso, em áreas afins às linhas de pesquisa e áreas de atuação dos processos seletivos.

Contato: ppgcf.selecao [at] gmail.com

 

Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (mestrado - aluno regular e especial)

O programa abrirá processo seletivo para 34 oportunidades em seu curso de mestrado. Serão ofertadas 24 vagas para estudantes regulares e dez para alunos especiais. Os interessados devem se inscrever de 13 a 29 de junho, por meio de formulário eletrônico, cujo link será publicado na página do programa. As exigências de formação variam de acordo com os temas de pesquisa de cada orientador, havendo também oportunidades para egressos de qualquer curso de graduação.

Contato: mpesa.ufes [at] gmail.com          

 

Oceanografia (mestrado e doutorado)

Até o dia 30 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOAM) estará com inscrições abertas para 15 vagas de mestrado e 13 de doutorado. Os candidatos deverão enviar a documentação exigida para o e-mail selecao.ppgoam [at] gmail.com.

Poderão participar da seleção para o mestrado todos os egressos e estudantes finalistas de cursos de graduação em Oceanografia ou afins. Para a seleção ao doutorado, será exigido também o título de mestre em Oceanografia ou em cursos afins. Concluintes de mestrado deverão comprovar a conclusão do curso em data anterior à matrícula no PPGOAM.

Contato: selecao.ppgoam [at] gmail.com

 

Gestão Pública (mestrado profissional)

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) divulgou edital com 38 vagas para seu curso de mestrado profissional. Os interessados poderão se inscrever de 20 de junho a 11 de julho, por meio de formulário on-line disponível no site do PPGGP. Poderão participar da seleção os egressos de cursos de graduação que se enquadrem no público-alvo do programa. Haverá oferta de cinco vagas para ampla concorrência e as demais serão destinadas aos servidores dos órgãos informados no edital.

O processo seletivo constará de duas etapas. A primeira, classificatória e eliminatória, levará em consideração o resultado do teste Anpad (orientação acadêmica). Serão aceitos os testes realizados pelo candidato no período de fevereiro de 2021 a junho de 2022. Na segunda, de caráter eliminatório, será avaliado o memorial descritivo apresentado. Caso as informações obrigatórias não sejam contempladas, o candidato será considerado “inapto” no processo seletivo.

Contato: ppggp.ufes [at] gmail.com

 

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.