Inscrições abertas para bolsistas no Programa de Residência Pedagógica 2020

Estão abertas até 5 de outubro as inscrições para a 2ª Edição do Programa de Residência Pedagógica 2020 Capes/Ufes. As oportunidades são para estudantes de cursos de licenciatura dos campi de Alegre, Goiabeiras e São Mateus. Serão oferecidas 192 vagas para Bolsista Residente Pedagógico Remunerado e 48 para Bolsista Residente Pedagógico Voluntário. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line (acesse aqui).

Dentre os pré-requisitos, o candidato deverá estar regularmente matriculado em um dos cursos de licenciatura especificados no edital, a partir do 5º período, ou ter concluído, no mínimo, 50% do curso. O selecionado para a modalidade Residente Pedagógico Remunerado receberá bolsa no valor de R$ 400, por 18 meses, para uma carga horária de 25 horas de residência.

Preceptores

Também no dia 5 de outubro, encerram-se as inscrições para 24 vagas de Bolsista Docente Preceptor, destinadas para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo. O auxílio bolsa do preceptor será de R$ 765 mensais, para um período de 18 meses. Os interessados deverão se inscrever por formulário on-line (clique aqui).

Dentre os pré-requisitos, os candidatos deverão ter licenciatura em um dos componentes curriculares listados no edital ou em um dos cursos que componha o subprojeto interdisciplinar; ser professor da rede pública e estar atuando em sala de aula em componente curricular para o qual se candidata; e ter experiência mínima de dois anos no magistério da escola de educação básica da rede pública de ensino.

Aperfeiçoamento

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, dentre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientadas por um docente da sua instituição formadora.

A lista dos cursos de licenciatura participantes, os pré-requisitos para inscrição e demais informações podem ser obtidas no edital anexado e no endereço http://prograd.ufes.br/programa-residencia-pedagogica.

 

Texto: Nábila Corrêa
Imagem: Prefeitura Municipal de Vitória
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.