Inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos da VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura

29/10/2020 - 18:34  •  Atualizado 03/11/2020 15:05

Contando, pela primeira vez, com atividades em formato totalmente virtual, tem início no dia 24 de novembro a VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes. Os cursos e oficinas, que serão oferecidos gratuitamente ao público pelos coordenadores e integrantes de projetos de extensão da Universidade, já estão com as inscrições abertas.

Os interessados em aprender sobre gemas, programação, preservação do meio ambiente, design de joias, musicoterapia, química, geodiversidade, desenho de letras e manipulação segura de alimentos devem se inscrever até o dia 10 de novembro por meio de preenchimento de formulário on-line.

As atividades da Jornada, que incluem mesas-redondas, com a participação de profissionais da Ufes e convidados de outras instituições, e apresentação de lives temáticas, poderão ser acompanhadas no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A Jornada Integrada de Extensão e Cultura acontece até o dia 26 de novembro, dentro da Semana do Conhecimento, e os participantes dos cursos e das oficinas terão direito a certificados emitidos pela Proex. Com exceção da oficina Show de Química (que será aberta ao público no canal do YouTube do projeto), todas as demais serão realizadas em aplicativos de webconferência, cujo acesso será liberado apenas para os inscritos. Os participantes podem escolher quantos cursos ou oficinas desejarem, devendo atentar-se, somente, aos conflitos de dias e horários.

Cursos

Um dos cursos oferecidos durante a Jornada será Gemologia: da ciência à arte, que tem como objetivo apresentar aos participantes o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas, joias e afins sob o viés artístico, científico e mercadológico. O curso, organizado pelo projeto de extensão Garimpando Arte, acontece no dia 25 de novembro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

O projeto de extensão Equipe de Robótica da Ufes (Erus) oferecerá o curso Arduino, que será dividido em básico e intermediário, nos dias 25 e 26, das 14 às 18 horas. No curso, os inscritos aprenderão sobre a plataforma de programação do Arduino, programação, circuitos básicos, pinos e alimentação, contraste realidade versus simulador e exemplos de aplicações, além de poderem realizar circuitos e programação com assistência remota de um instrutor.

O Museu de Ciência da Vida (MCV) ofertará (por meio de formulário específico) o curso Conhecer para preservar: uma formação continuada de professores sobre a Mata Atlântica no contexto do MCV, com início no dia 10 de novembro. Durante o curso, os participantes discutirão o impacto humano sobre o bioma da Mata Atlântica no Espírito Santo.

Oficinas

Design de joias: introdução de técnicas de desenho para joalheria é a oficina oferecida pelo projeto Garimpando Arte no dia 26, das 8 às 12 horas. Nela, os participantes vão aprender os conceitos básicos da área e conhecer a prática da joalheria.

O projeto de extensão Vida em harmonia: música no cuidado da saúde é responsável pela oficina Musicoterapia e desenvolvimento humano, cujo objetivo é promover espaço de reflexão e crítica sobre o cuidado de si por meio de experiências musicais. A oficina acontece no dia 25, das 14 às 17 horas.

Patrimônio geológico como objeto de identidade cultural é uma oficina que visa apresentar, de forma prática, a geodiversidade do Brasil por meio da educação ambiental, abordando a importância da geoconservação no país, os geossítios e patrimônios geológicos de relevância nacional. As práticas de geoturismo no Brasil também são tema desta oficina, que acontece no dia 26, das 14 às 16 horas.

Nos mesmos dia e horário, será ensinado desenho de letras na oficina de Lettering, na qual os participantes conhecerão conceitos básicos da técnica, materiais usados, traços básicos, conexões e formação de palavras, práticas com frases em script e composições com diferentes estilos de letra. A oficina é oferecida pelo Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (Navees), que integra ações do projeto de extensão Interfaces do Ensino da Arte e do projeto de pesquisa Estudos em Arte, Educação e Formação de Professores.

A oficina Boas práticas na manipulação em serviços de alimentação: avaliação e orientação para produção de alimentos seguros tem por objetivo abordar noções gerais sobre os cuidados de higiene na manipulação de alimentos, apresentando os perigos físicos, químicos e biológicos, as doenças transmitidas e a importância da higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios. Trata, ainda, da segurança nas etapas de produção, como compra, recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos. A oficina, oferecida pelo curso de Nutrição da Ufes, acontece no dia 24, das 14 às 17 horas.

Para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre a oitava edição da Jornada Integrada de Extensão e Cultura, basta enviar e-mail para comunicacao.proex@ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Camila Fregona