Inscrições abertas para evento regional de pós-graduação em Educação, que acontece na Ufes em novembro

20/09/2024 - 14:27  •  Atualizado 20/09/2024 15:02
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Leandro Reis
Cartaz do evento

Estão abertas as inscrições para a 16ª Reunião Científica dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sudeste. As pessoas interessadas podem se inscrever por meio da página do evento, até o dia 19 de novembro. A Reunião Científica acontece na Ufes, de 25 a 28 de novembro deste ano, e é organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e pelo Fórum Sudeste de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd-Sudeste).

Segundo a professora Tânia Delboni, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE), o evento tem como objetivo reunir professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nas pesquisas educacionais. Trata-se de um espaço privilegiado para discutir a pesquisa com foco nos desafios regionais do Sudeste, bem como para refletir as grandes temáticas de abrangência nacional e internacional que compõem o cenário da pós-graduação e da pesquisa em Educação.

O evento será aberto no dia 25 com a conferência intitulada A produção de conhecimento na Pós-Graduação em Educação: trabalho, enfrentamentos e possibilidades, às 19h30, no Teatro Universitário.

No dia 26, acontecem as palestras Ética em Pesquisa: práticas científicas e as especificidades das Ciências Sociais e HumanasPlano Nacional de Educação: enfrentamentos e possibilidades. Na tarde do mesmo dia, entram em debate os temas Políticas Curriculares: democracia e diferença na escola públicaDireito à Educação: diversidade, inclusão e direitos humanos.

No dia 27, a programação da manhã inclui as sessões especiais Políticas afirmativas na Pós-Graduação em Educação: do direito ao acesso à permanênciaFormação docente na Pós-Graduação em Educação: por onde caminham os egressos?. À tarde, os participantes se reúnem para discutir O financiamento da pós-graduação: recursos, custeio e bolsasEducação política e as agendas pela democracia nos cotidianos escolares.

A conferência de encerramento, no dia 28, às 11 horas, terá como tema os 60 anos do Golpe no Brasil: a educação como possibilidade de resistência às “novas” ameaças.

Além das sessões especiais, vão ocorrer apresentações de trabalhos, painéis temáticos e programações culturais. Veja a programação completa na página do evento.

Categorias relacionadas