Estão abertas as inscrições para participação na Semana Integrada de Geografia da Ufes, que vai acontecer durante os dias 16 e 19 de setembro. O evento tem por objetivo propiciar diálogos entre as experiências de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação. A programação contará com conferências e mesas redondas e vai reunir especialistas que refletirão sobre a atuação profissional e a inserção da Geografia na sociedade capixaba.
Todas as atividades do evento ocorrerão nas dependências do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
A abertura institucional do evento será a partir das 8 horas no auditório do prédio IC-II e contará com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, juntamente com a diretora do CCHN, Luciana Fiorot, a chefia de Departamento de Geografia, e membros da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG).
Na sequência, a partir das 9 horas, será realizada uma mesa com o tema A relação sociedade e natureza no contexto das mudanças climáticas. A programação se estenderá ao longo dos quatro dias de evento, incluindo lançamentos de livros, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Temáticas
Segundo o professor do Departamento de Geografia Paulo Scarim, as atividades foram planejadas a partir de temáticas “fundamentais para refletir sobre a vida no planeta Terra no atual contexto”, assim como o papel da ciência e da geografia, em particular.
“As apresentações dos projetos de pesquisa em diversos níveis (iniciação à pesquisa, trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses) vão possibilitar visualizar o conjunto de temáticas que estão em foco no momento”, explicou ele.
Scarim ainda destaca que o público-alvo da Semana Integrada de Geografia não se limita aos estudantes de graduação e pós-graduação, mas se estende a professores do ensino superior e da educação básica, participantes de organizações e movimentos sociais, gestores públicos e a população em geral.
“A troca de experiências será possibilitada pelos diálogos que ocorrerão nos diversos espaços programados, como nas mesas redondas, na exposição dos banners e nas mesas de apresentação dos trabalhos de pesquisa, extensão e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)”, enfatizou o professor.