Inscrições abertas para sorteio de bolsas e testes de nivelamento no Núcleo de Línguas

07/06/2023 - 12:37  •  Atualizado 12/06/2023 19:01

O Núcleo de Línguas da Ufes abriu inscrições para o teste de nivelamento, dirigido às pessoas que desejam ingressar em turmas não iniciantes (a partir do nível 2) nos cursos de línguas. O teste é necessário para avaliar o conhecimento prévio e indicar o nível adequado para matrícula.

Devem fazer o teste de nivelamento pessoas que já estudaram o idioma, residiram ou estudaram em país que tenha o idioma que desejam estudar como língua oficial; e ex-alunos dos cursos de línguas da Ufes que estão afastados por mais de dois semestres e desejam retornar ao curso.

As inscrições podem ser feitas por meio do Portal do Candidato até o dia 21 de junho e a taxa custa R$ 70. O candidato poderá escolher se deseja fazer o teste de forma presencial, no dia 28 de junho, às 18h30, ou de forma on-line, no dia 29 de junho, às 18h30. O resultado será divulgado no dia 13 de julho e os candidatos aprovados deverão efetivar a matrícula até 17 de julho.

Mais informações estão disponíveis na página do Núcleo de Línguas.

Matrículas para pessoas iniciantes (que não estudaram ou não têm experiência com o idioma) poderão ser feitas a partir do dia 5 de julho. Já ex-alunos dos cursos de línguas que estão a até dois semestres sem estudar devem procurar a secretaria do Núcleo de Línguas a partir de 6 de julho para rematrícula.

Teste para adolescentes

O curso de Inglês, especificamente, possui turmas destinadas apenas a adolescentes entre 11 e 14 anos. Para estudantes nesta faixa etária que já estudam ou possuem experiência em inglês, também devem fazer o teste de nivelamento, que está com inscrições abertas até o dia 21 de junho.

Informações sobre pré-requisitos para inscrição e matrícula, datas das provas e datas de início das aulas estão disponíveis neste link.

Sorteio de bolsas

O Núcleo de Línguas oferta semestralmente bolsas para estudantes do Ensino Médio da rede pública que queiram ingressar nos níveis iniciantes dos cursos de espanhol, francês, italiano e inglês. Estudantes interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho por meio deste formulário on-line.

Para concorrer é necessário que o candidato tenha idade mínima de 15 anos e renda familiar mensal de até quatro salários mínimos (R$ 5.280), além de estar matriculado na rede pública no ano de 2023.

Na inscrição on-line é necessário anexar no formulário os documentos descritos no Regulamento de Concessão de Bolsas por Sorteio Público para os Estudantes de Ensino Médio da Rede Pública. O sorteio será realizado ao vivo pelo YouTube no dia 22 de junho, às 16 horas. O link será disponibilizado posteriormente aos inscritos.

Mais informações sobre o sorteio de bolsas podem ser acessadas neste link.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Núcleo de Línguas da Ufes