Inscrições para o Sisu 2021-2 começam nesta terça-feira, 3. Ufes oferta 2.219 vagas

02/08/2021 - 16:54  •  Atualizado 04/08/2021 14:02

Começa nesta terça-feira 3, o prazo de inscrição para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021, que dá acesso a uma vaga em curso de graduação ofertado pelas Instituições Federais de Ensino Superior que aderiram ao sistema.

As inscrições vão até 6 de agosto, e só podem participar candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e tiveram nota diferente de zero na prova de redação. Para se inscrever, é necessário acessar o site sisu.mec.gov.br e informar o número de inscrição e senha do Enem 2020.

A Ufes participará do Sisu 2021-2 ofertando 2.219 vagas em 57 cursos, sendo 1.104 vagas destinadas à ampla concorrência e 1.115 à reserva legal prevista na Lei nº 12.711/2012. Para conferir o número de vagas disponíveis por curso, basta acessar a página https://sisu.ufes.br/2021-2, onde estão publicados o Termo de Adesão e o Edital Regulamentador referentes ao Sisu 2021-2.

O Termo de Adesão é o documento firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade. Nele, estão disponíveis informações detalhadas sobre os cursos que estão ofertando vagas no Sisu, como o peso de cada prova na composição da nota final do candidato e as notas mínimas para o ingresso em cada curso. Já no Edital Regulamentador, o candidato encontra as normas, as rotinas e os procedimentos necessários à realização do acesso aos cursos de graduação da Ufes.

A divulgação do resultado da chamada única está agendada para 10 de agosto, e o período de matrícula dos selecionados vai de 11 a 16 de agosto. O Sisu é coordenado pelo Ministério da Educação, cabendo às universidades apenas a adesão ao processo seletivo como forma de ingresso aos cursos de graduação.

Texto: Thereza Marinho