Jornada Capixaba de Botânica celebra os 30 anos do Herbário VIES. Evento acontece nesta segunda, 18

15/10/2021 - 19:15  •  Atualizado 18/10/2021 23:30

A edição deste ano da Jornada Capixaba de Botânica irá comemorar na segunda-feira, 18, os 30 anos do Herbário VIES, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). O evento será realizado das 9h às 18h, de forma virtual. Estudantes, professores, gestores e demais interessados em conhecer mais sobre o tema poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia do evento (clique aqui e faça sua inscrição). Os participantes terão direito a certificado.

Dentre os palestrantes, a XII Jornada Capixaba de Botânica contará com a presença do Dr. Haroldo Cavalcante de Lima, que irá trazer como tema o pau-brasil e sua conservação. Também haverá palestras sobre o estado do conhecimento de fungos e briófitas no Espírito Santo e o lançamento da exposição virtual Herbário VIES: 30 anos e do livro que resume sua história.

História

Fundado em 1991, o Herbário VIES apresenta um acervo com mais de 50 mil espécimes de plantas – o segundo maior do Espírito Santo –, constituindo uma importante coleção das restingas do Estado e uma das mais representativas do Brasil. Além de ser utilizado por estudantes de Ciências Biológicas e de outros cursos de graduação da Ufes, o espaço também é disponibilizado para visitas orientadas, para que estudantes do Ensino Básico possam conhecer as atividades realizadas pelos pesquisadores.

A curadora da coleção científica, professora Valquiria Dutra, explica que o Herbário VIES é patrimônio socioambiental, preservando não apenas os espécimes, mas todo conhecimento associado a eles: “O Herbário dá suporte a diversas pesquisas, promovendo a formação de recursos humanos em Botânica. A disponibilização dos seus dados nas coleções virtuais contribui com as ações que o Brasil desenvolve para atender às metas da Estratégia Global para a Conservação de Plantas e aos compromissos internacionais assumidos pelos signatários da Convenção da Diversidade Biológica”, finaliza.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Camila Fregona