Jornada de Extensão e Cultura destaca projetos que abordam práticas corporais

03/12/2021 - 17:38  •  Atualizado 03/12/2021 19:11

Práticas corporais e projetos extensionistas foi a principal temática abordada pela Jornada de Extensão e Cultura, na tarde de quinta-feira, 2. O evento integra a programação da Semana do Conhecimento da Ufes 2021, que começou no dia 29 de novembro e segue até esta sexta, 3.

Um dos destaques foi a mesa-redonda Paulo Freire e os projetos de extensão: a boniteza das práticas corporais democráticas, que contou com as presenças da doutoranda em Psicologia e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Súsel Lopes, e da professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Priscila Lopes.

As debatedoras deram destaque às práticas pedagógicas freirianas quando aplicadas aos projetos de extensão. Para a doutoranda, a palavra central é dialogicidade. “O diálogo é palavração, a palavração tem uma relação com a prática. Eu iniciei o projeto de extensão Dançando no Escuro achando que eu iria transformar os outros, mas eu também fui transformada ao alcançar o diálogo, o amor e a humildade”, explicou Súsel Lopes.

Os projetos extensionistas do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes também foram apresentados em uma mesa, que teve a participação da professora do CEFD Lígia Gomes e da diretora de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Paula Cristina Silva.

Outra mesa abordou o tema Práticas Corporais para a Atenção Primária à Saúde e para o lazer, que teve como ponto principal de discussão projetos extensionistas que utilizam o lazer como atenção primária à saúde. Compuseram a mesa a professora adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) Priscilla de Cesaro e a professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cristiane Ker.

Todos os eventos estão disponíveis na íntegra no canal Proex Ufes no YouTube. Confira:

Práticas corporais e de lazer: os projetos extensionistas do CEFD/Ufes em foco

Práticas Corporais para a Atenção Primária à Saúde e para o lazer

Texto: Vitor Guerra (voluntário em projeto de Comunicação)