Laboratório de Ensino de Biologia abre inscrições para mostra de vídeos

Estão abertas as inscrições para a IV Mostra de Biologia, organizada pelo Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Ufes. Podem participar estudantes do ensino básico ao superior, tanto da rede pública quanto da privada, com vídeos de até 3 minutos. A mostra será realizada durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em outubro deste ano, cujo tema central é A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

Para integrar a mostra, o aluno deverá produzir um vídeo baseado no tema da SNCT. Estudantes de todos os níveis de formação podem fazer vídeos apresentando a ciência no dia a dia ou tratando de divulgação científica sobre a covid-19. Já os de graduação podem enviar, ainda, produções sobre seus projetos de pesquisa ou extensão. O material deve ser encaminhado para o e-mail mostradevideos2021 [at] gmail.com e o estudante deve se inscrever no formulário on-line até o dia 11 de setembro, seguindo as orientações do edital.

A IV Mostra de Biologia será realizada de 4 a 8 de outubro, gratuitamente e com certificação para os participantes. A mostra será transmitida no canal do LEB no YouTube.

A coordenadora da Mostra de Biologia, professora Viviana Corte, do Departamento de Biologia da Ufes, afirma que a maioria das atividades neste ano deve ocorrer de forma remota. “Nos anos anteriores, a mostra acontecia de forma presencial dentro da SNCT. No ano passado, a mostra foi virtual por causa da pandemia e, neste ano, a expectativa é que a maioria das atividades seja também de forma remota”.

Ciência na sociedade

O evento tem como objetivo estimular a percepção do papel da ciência na sociedade, divulgando conhecimento científico e tecnológico. “Serão transmitidas palestras, e realizaremos minicursos e oficinas. Caso seja possível, teremos atividades de exposições na Ufes, a planejar conforme a situação da pandemia em outubro”, completa Viviana Corte.

O melhor trabalho apresentado receberá como premiação um certificado e um exemplar dos livros Sequências didáticas para o ensino de ciências da natureza e Sequências didáticas para o ensino de ciências e biologia, ambos publicados em 2020 pela editora CRV e organizados pela professora Viviana Corte, juntamente com o professor Michell Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e com a doutoranda em Biologia Vegetal na Ufes Camila Santos.

Os estudantes interessados em participar apenas como ouvintes das apresentações devem se inscrever até 4 de outubro no formulário do evento.

Texto: Ludmila Costa (estudante voluntária em projeto de Comunicação)
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.