Por Ana Carolina Sabino (*)
O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro) da Ufes recebeu o Prêmio Inventor Petrobras 2013, pelo trabalho “Equipamento e métodos para a preparação e para fracionamento de amostras de compostos complexos de adsorção seletiva”. O evento de premiação será realizado nesta terça-feira, 13, no Rio de Janeiro.
O estudo, realizado em quatro anos, desenvolveu um novo método de separação dos compostos do petróleo. Por meio de um equipamento, que está em fase de construção, são retidos seletivamente elementos como parafina, asfaltenos, ácidos naftalínicos, entre outros. A ideia veio da pesquisadora Maristela Vicente, que contou com uma equipe de técnicos do laboratório, formada por seis pessoas.
Segundo o coordenador do LabPetro, Eustáquio de Castro, o estudo é inovador por realizar o fracionamento do petróleo sem fazer uso da destilação. Os compostos são separados por meio de uma coluna de vidro e de um composto à base de sílica.
Não é a primeira vez que a Ufes é contemplada com o prêmio. Em 2011, três patentes desenvolvidas pelo laboratório também foram premiadas.
(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionada por Ana Paula Vieira