Lidera Ufes promove maratona para solucionar desafios de saúde do Espírito Santo

06/12/2019 - 14:55  •  Atualizado 09/12/2019 08:33

Quais são os atuais desafios enfrentados na saúde e na segurança do trabalho? Como transformar esse panorama por meio da tecnologia e da análise de dados? A partir de questões como essas, a Liga de Empreendedorismo e Startup da Ufes (Lidera Ufes) promove o segundo Hackathon Espírito Santo, com foco exclusivo nas áreas de saúde e segurança. O evento acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, no hub de inovação Brooder, em Vitória.

O desafio de 48 horas vai contar com a participação de 30 estudantes e profissionais das áreas de saúde, estatística, ciência de dados e tecnologia, distribuídos por seis equipes de cinco integrantes cada. O grupo que apresentar a melhor solução para aperfeiçoar processos ou resolver desafios enfrentados pelas empresas parceiras será o vencedor e receberá o valor de R$ 2.500 como prêmio, além de um curso inédito com conteúdos voltados a soluções.

O segundo e o terceiro lugares também receberão premiações em dinheiro, sendo, respectivamente, R$ 1.500 e R$ 800, além de descontos de 80% (segundo lugar) e 30% (terceiro lugar) para a realização do curso, que será oferecido por Data Science Academy. Os vencedores serão conhecidos ao final da maratona.

Maratona

O Hackathon é, originalmente, uma maratona de programação que surgiu na área de tecnologia e, atualmente, é aplicada em diversos setores. Seu objetivo é unir diferentes profissionais em um trabalho colaborativo e intensivo, visando à solução de algum desafio. “No Hackathon Espírito Santo, as equipes vão contar com um espaço propício ao desenvolvimento e à aplicação de tecnologias e com o apoio de mentores, que estarão à disposição para orientar os participantes”, explica o presidente da Lidera Ufes, Davi Vargas, que está no nono período do curso de Engenharia Mecânica.

A primeira edição da maratona aconteceu em maio deste ano e contou a participação de 19 estudantes de diversas áreas de conhecimento. Na ocasião, os grupos solucionaram um desafio de empresa voltada para a área de engenharia e outro, de startup de saúde.

Lidera Ufes

A Lidera Ufes, primeira liga de empreendedorismo da Grande Vitória, é uma organização estudantil de incentivo, capacitação e conexão de jovens empreendedores, fundada em 2017. Sediada no campus de Goiabeiras, possui estudantes de variados cursos em seu quadro. “Nossa missão é desenvolver a cultura e o ensino do empreendedorismo da Grande Vitória por meio de eventos, cursos, workshops, hackathons e divulgação de startups capixabas”, resume Vargas. “Queremos modificar a maneira de pensar dos universitários para que eles transformem o ambiente onde vivem”, completa.

Mais informações sobre a Lidera Ufes e sobre o 2º Hackathon ES podem ser obtidas por meio da página https://www.instagram.com/lideraufes/?hl=pt-br.

Texto: Adriana Damasceno