Mais oito programas de pós divulgam seleção neste mês de janeiro. Confira!

11/01/2023 - 19:13  •  Atualizado 16/01/2023 16:22

Mais oito programas de pós-graduação divulgaram editais de processos seletivos com inscrições abertas neste mês de janeiro. No campus de Alegre, serão feitas seleções no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e no de Ensino, Educação Básica e Formação de Professores. Já no campus de Goiabeiras, haverá vagas nos Programas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, Direito Processual, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Filosofia e Física.

Leia também: Quer começar o ano ingressando em uma pós-graduação? Confira as oportunidades

Confira as oportunidades:

Direito Processual (mestrado)

Estudantes finalistas e bacharéis em Direito poderão se candidatar a 35 vagas do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDIR). As inscrições serão recebidas até 19 de janeiro, por meio de formulário on-line. Será cobrada uma taxa de R$ 200. As solicitações de isenção do pagamento, nos casos previstos no edital, poderão ser feitas até 10 de janeiro, por meio de formulário específico. Ambos os formulários estão disponíveis na página do PPGDIR.

Contato: pos.direito@ufes.br

Ciências Veterinárias (mestrado)

Prosseguem, até 22 de janeiro, as inscrições para 19 vagas do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV). Estudantes finalistas e profissionais egressos de cursos de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia, Farmácia, Ciências Biológicas ou em áreas afins poderão se inscrever pelo e-mail abaixo.

Contato: cienciasveterinariasufes@gmail.com

Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (doutorado)

Estão abertas, até 29 de janeiro, as inscrições para processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). Serão ofertadas cinco vagas no curso de doutorado. Os interessados poderão se inscrever por meio do formulário on-line disponível no site do Programa.

Contato: ppgcosmo@cosmo-ufes.org

Física (mestrado e doutorado)

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) poderão se inscrever até 29 de janeiro para as seleções de candidatos para 13 vagas de mestrado e 11 de doutorado. Podem participar dos processos seletivos estudantes finalistas ou egressos de cursos de graduação em Física, Química, Matemática, Engenharias ou áreas afins. A documentação exigida deverá ser enviada pelo e-mail abaixo.

Contatos: (27) 4009-2833 e pos.fisica@ufes.br

Engenharia Civil (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) abre inscrições, de 13 a 29 de janeiro, para processo seletivo em seu curso de mestrado. Serão ofertadas 12 oportunidades, ao todo, incluídas as vagas reservadas para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI), conforme especificado no edital. Estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação em Engenharia Civil ou em áreas afins deverão se inscrever por meio de formulário on-line, que será disponibilizado na página do PPGEC.

Contato: pos.engenhariacivil@ufes.br

Engenharia Mecânica (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) abrirá seleção para o preenchimento de 23 vagas no curso de mestrado e 12 no de doutorado. Além destas, serão ofertadas uma vaga de mestrado e uma de doutorado para docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de acordo com Termo de Cooperação firmado com essa Instituição.

Os interessados poderão se inscrever de 23 de janeiro até as 17h30 de 3 de fevereiro, pelos e-mails informados nos editais. Para a seleção do curso de mestrado, o candidato deve ter concluído ou ser aluno concluinte de cursos de graduação em Química, Física, Matemática ou Engenharias. Já para concorrer ao curso de doutorado, é necessário ter obtido o grau de mestre em Engenharias, Química, Física, Matemática ou áreas afins da Engenharia Mecânica. Em ambos os casos, o PPGEM poderá exigir, como condição de admissão, que o candidato curse disciplinas de nivelamento para preencher deficiências em sua formação.

Contato: ppgemufes@gmail.com

Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (mestrado)

A partir de 23 de janeiro, serão abertas as inscrições para processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC). Ao todo, serão oferecidas 24 vagas de mestrado acadêmico para egressos de cursos de graduação em Licenciatura. As inscrições serão recebidas até 8 de fevereiro, por meio de Formulário On-Line.

Contato:  ppgeeduc.ufes@gmail.com

Filosofia (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) está com inscrições abertas para 14 vagas remanescentes em seu curso de mestrado. Estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação poderão se inscrever até 12 de fevereiro, pelo e-mail abaixo.

Contato: mestradoppgfil2023@gmail.com

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa