Metas de qualidade compõem o PDI 2015-2019 da Ufes

11/08/2015 - 11:42  •  Atualizado 12/08/2015 18:11

Reduzir em 20% o tempo médio de conclusão nos cursos de graduação, garantir pelo menos um curso com nota 6 no conceito Capes para os cursos de pós-graduação e alcançar o preenchimento de 100% das vagas ofertadas até 2019. Estas são algumas das metas propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 (PDI) da Ufes, lançado nesta segunda-feira, 10 de agosto.

O reitor explicou que o Plano traz um conjunto de metas de qualidade para cursos de graduação e de ampliação dos programas de pós-graduação. Já nas áreas meio, o objetivo é melhorar os processos para que haja melhor desempenho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Confira reportagem produzida pela TV Ufes: http://migre.me/r7MzN

A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, e contou com a presença o reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Régis Teixeira; do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon; do representante do deputado federal Max Filho, professor Roberto Belling; e da representante da ArcelorMittal, Vera Lúcia Bernabé.

A abertura foi com o espetáculo “Emoções Inconscientes”, do projeto de extensão Formação em Dança (Fordan), realizado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias. O grupo é formado por cerca de 30 integrantes, entre dançarinos e coreógrafos, todos alunos bolsistas e voluntários do projeto.

Objetivos

O PDI 2015-2019 começou a ser construído em junho de 2012, com a realização de um Seminário de Alinhamento de Gestão. Até este ano, outros seminários foram realizados com o objetivo do documento de definir e sistematizar a missão, o diagnóstico estratégico, a visão de futuro, os objetivos e projetos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos. Sua finalidade principal é proporcionar o ambiente ideal para o desenvolvimento da instituição. O trabalho foi finalizado após uma ampla discussão com a comunidade universitária, gestores da Universidade e de outras entidades, com uma representação de aproximadamente 80 instituições.

“O PDI é uma peça construída com uma intensa participação da comunidade acadêmica e da sociedade capixaba. Ele reúne as respostas que pretendemos dar à sociedade e está alinhado ao documento Espírito Santo 20-30, construído pelo Governo do Estado”, destacou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Anilton Salles.

Na solenidade, a vice-reitora Ethel Maciel apresentou a composição do Núcleo Estratégico, presidido por ela com a missão de acompanhar a realização das metas propostas no plano.

“Nosso desafio é fazer com que esse documento se efetive. Temos um cronograma para monitorar esse planejamento e fazer com que o PDI aconteça na Universidade para darmos nossa resposta à sociedade capixaba”, afirmou.

O reitor Reinaldo Centoducatte encerrou o evento destacando a importância do PDI: “Sempre acreditei e achei importante fazer planejamento e estipular metas. Temos que pensar a nossa universidade dentro de uma conjuntura. A partir desse documento, temos uma missão bem definida, sabemos aonde queremos chegar e que parcerias devemos construir para promover o desenvolvimento da nossa universidade. Espero que esse planejamento se transforme efetivamente num projeto e que cada um de nós se sinta parte desse projeto”.

Legislação

O PDI 2015-2019 é resultado da revisão do PDI 2010-2014 e foi elaborado em observância à Lei nº 10.861/04 e ao Decreto nº 5.773/06. Os resultados apresentados são derivados da metodologia participativa e definem as linhas mestras de atuação da instituição para os próximos cinco anos, sendo referenciada nas seguintes áreas estratégicas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina