Milhares de estudantes visitam a Ufes no primeiro dia da Mostra de Profissões

22/11/2022 - 19:50  •  Atualizado 24/11/2022 09:14

A intensa movimentação de estudantes do ensino médio das redes pública e privada no campus de Goiabeiras marcou a abertura da Mostra de Profissões, que integra a Semana do Conhecimento 2022, nesta terça-feira, 22. Os secundaristas puderam conhecer as instalações da Ufes, os cursos oferecidos, projetos de pesquisa e extensão, além de receber informações sobre ingresso, política de assistência estudantil, sistema de cotas sociais e raciais dentre outras explicações relevantes para quem almeja entrar na Universidade.

Veja a matéria produzida pela TV Ufes.

“A Ufes é bem mais do que eu esperava. Pensava em um prédio com várias salas. O campus é espaçoso, gostei bastante do Teatro Universitário e do Museu de Ciências da Vida (MCV). E a recepção foi muito boa, com explicações sobre os cursos bem didáticas. Valeu a viagem”, afirmou Mariana Pianzolla, que veio de Marechal Floriano. Ela cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Victório Bravim e está em dúvida entre cursar arquitetura ou medicina. “Estou tentando localizar em qual curso me enquadro melhor. A Mostra de Profissões ajuda bastante”, afirma.

Mariana não estava sozinha. Da escola de Marechal Floriano vieram 43 alunos do ensino médio mais três professores. Além de visitar os centros de ensino, a Biblioteca Central e o MCV, os estudantes participaram da palestra Ingresso na Ufes: Sisu, assistência estudantil, cotas e apoio às pessoas com deficiência, que aconteceu no Cine Metrópolis.

A professora Andressa Queiroz, que acompanhava a turma, destaca que participar da Mostra proporciona aos estudantes “uma aproximação com a Universidade”, tanto no aspecto estrutural quanto em relação às rotinas e aos conteúdos trabalhados nos cursos. “Isso ajuda na definição do que eles vão fazer no futuro”, afirmou. Essa não é a primeira vez que a escola de Marechal Floriano traz seus alunos para o evento da Ufes. Há pelo menos cinco anos as turmas finalistas do ensino médio frequentam a Mostra.

Energia boa

Outra estudante que marcou presença no evento foi Letícia Selvatici (na foto, ao lado do doutorando Rodolpho Barros), do 3º ano da Escola SEB, de Vitória. Ela, que aguarda o resultado do Enem 2022, buscou conhecer melhor o curso de Ciências Biológicas, no qual pretende ingressar. “Gostei muito de conhecer também as instalações, os projetos de extensão e pesquisa. A Ufes tem uma energia muito boa”, afirmou.

Dentre as diversas informações que obteve, Letícia aponta como destaque a produção e impressão 3D de biomaterial produzido com tecido ósseo bovino. “É uma tecnologia da qual já tinha ouvido falar, mas achava algo distante, não sabia que era desenvolvida na Ufes”, afirma.

Ela refere-se a uma tecnologia desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) pelo médico veterinário da Ufes e doutorando Rodolpho Barros – cuja pesquisa começou ainda no seu mestrado, sob orientação do professor Breno Valentim. Trata-se da transformação de osso bovino em biomaterial ósseo que pode ser usado em implantes dentários ou ortopédicos, com característica de acelerar e favorecer a regeneração do tecido ósseo do paciente.

Visita à exposição

A estudante Maria Eduarda Santos Borges (foto), do 3º ano da Escola Estadual Renato Pacheco, passou pela exposição Raízes Emergentes antes de chegar à Mostra de Profissões. “Gostei muito”, afirmou ela, destacando a beleza e representatividade indígena presente na exposição.

A caminho da Mostra, estava na expectativa de conhecer um pouco mais sobre os cursos de Direito e Letras-Espanhol, suas duas opções até então. “Minha paixão é o espanhol, mas também quero fazer concurso para a Polícia Federal, no que o Direito me ajudaria. Quero conhecer mais os cursos”, disse.

Programação

A Mostra de Profissões continua nesta quarta-feira, 23, das 8 às 17 horas, na área do estacionamento do Teatro Universitário e nos centros de ensino, no campus de Goiabeiras. A palestra Ingresso na Ufes: Sisu, assistência estudantil, cotas e apoio às pessoas com deficiência tem nova sessão também nesta quarta, às 8 horas, no Cine Metrópolis.

Já no campus de Maruípe, a programação acontece das 8 às 17 horas, no estacionamento do Restaurante Universitário.

No dia 29 de novembro, a Mostra será realizada no campus de Alegre (8 às 17 horas) e no dia 1º de dezembro será a vez do campus de São Mateus (8 às 20 horas).

A Mostra é organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes.

Texto: Sueli de Freitas
Fotos: Equipe da Prograd (foto principal) e Sueli de Freitas