Por Antonio Lucas (*)
Entre os dias 8 e 29 de agosto, a Ufes recebe a terceira edição da mostra “Clássicos & Raros do Nosso Cinema” que exibirá mais de 20 obras nacionais do acervo da Cinemateca Brasileira, no Cine Metrópolis. A mostra tem o objetivo de difundir a produção cinematográfica brasileira e fomentar o debate sobre o assunto.
A abertura será nesta quinta-feira, às 16 horas, com a exibição do filme “Mundo estranho”, de Francisco Eichorn. Às 18 horas, o público poderá assistir “Orgia ou o Homem que deu Cria” e “Contestação”, ambos de João Silvério Trevisan; e, às 20 horas, “Quadrinhos no Brasil”, documentário de Rogério Sganzerla e “Exorcismo Negro”, de José Mojica Marins.
Clássicos como “O Dragão da Maldade contra o santo guerreiro”, de Glauber Rocha, e “Conversas no Maranhão”, de Andrea Tonacci e raridades como “Katucha... a mulher desejada”, de Paulo R. Machado e “Engraçadinha depois dos trinta”, de J. B. Tanko, integram a programação da Mostra.
A mostra fará uma homenagem a Aloysio Raulino, que terá três de seus curtas apresentados em versão restaurada e terá também debates e mesas-redondas com a participação de profissionais do ramo do audiovisual, entre eles Rodrigo Aragão, Fábio Camarneiro, Júlio Tigre, Klaus’berg, Alexandre Curtiss, Gabriela Alves, Paulo Scarim, Cleber Carminatti, Daniela Zanetti e José Junior.
(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira
Foto: Cena do filme “Katucha... a mulher desejada”, uma das raridades da Mostra. Crédito: divulgação.