MPB é destaque do especial Fina Sintonia neste sábado, 25, na Rádio Universitária 

23/09/2021 - 18:10  •  Atualizado 01/11/2022 09:17
Compartilhe

A Música Popular Brasileira (MPB) volta a ser destaque na Rádio Universitária 104.7 FM neste sábado, 25, das 9 horas ao meio-dia. O programa especial e inédito Fina Sintonia vai reunir os apresentadores Tarcísio Faustini (na foto, à esquerda), da Universitária, e Francisco Velasco, da Rádio Espírito Santo 1160 AM. O programa será transmitido simultaneamente pelas duas emissoras, pela TV Educativa (RTV) e pela internet, nos respectivos sites. 

Faustini e Velasco são pesquisadores e divulgadores reconhecidos da MPB no rádio capixaba. O primeiro é professor do Centro Tecnológico da Ufes e comanda há 28 anos o programa Domingo Brasil, na Universitária. O segundo é jornalista e radialista e apresenta há 10 anos o programa Ensaio Geral, na Rádio Espírito Santo.

A realização é uma parceria da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura, e do Governo do Estado, pela RTV. No decorrer de três horas do programa, os dois irão conversar sobre a paixão pela MPB e sobre a importância da música em suas trajetórias pessoais e profissionais, com a mediação do jornalista, escritor e pesquisador musical José Roberto Santos Neves. Além de suas memórias afetivas, os dois irão relacionar as canções apresentadas no programa com acontecimentos importantes registrados no país nas últimas décadas. 

Resistência

Fina Sintonia é uma homenagem a Tarcísio Faustini e Francisco Velasco, de acordo com o jornalista Tinoco dos Anjos, idealizador do projeto, que convidou um grupo de jornalistas e radialistas para viabilizar a produção. “O projeto é um reconhecimento ao trabalho dos dois comunicadores que representam uma resistência histórica em defesa da MPB no Espírito Santo”, pondera dos Anjos.
 
“Estou feliz com esta homenagem, ainda mais dividindo os microfones com o Velasco. Será um prazer e uma alegria”, diz Faustini, que é professor do Departamento de Engenharia de Produção e autor do livro Caixas de Música, produzido pela Secretaria de Cultura da Ufes. Para Velasco, que é compositor e jornalista com 36 anos de atuação na imprensa capixaba, o encontro dos dois será uma oportunidade de ampliar a divulgação da MPB no cenário radiofônico do Espírito Santo, buscando preservar a memória da cultura musical capixaba. 


Texto: Luiz Vital
Imagem: Lucas Melo - Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES)
Edição: Thereza Marinho