Museu de Ciências da Vida reabre para visitação nesta segunda, 19

O Museu de Ciências da Vida (MCV), localizado no campus de Goiabeiras, será reaberto para visitação nesta segunda-feira, 19 de setembro. Às 17 horas, uma solenidade no Cine Metrópolis marcará a reabertura do espaço e, a partir das 18h15, o público poderá visitar a exposição A Métrica do Corpo Humano, que apresenta atrações como o Músculo Fascinante e o Corpo Fatiado.

Criado em 2008, o MCV ficou fechado durante dois anos e meio devido à pandemia do novo coronavírus e a reformas realizadas em seu espaço.

A exposição A Métrica do Corpo Humano promove um espaço de interação científica que interliga diversas áreas de conhecimento, tais como a matemática, o raciocínio lógico e a anatomia humana, além de utilizar uma abordagem que conversa com aspectos da história, das artes, da biologia, da saúde e outros assuntos. A visitação é gratuita.

O coordenador do MCV, professor Athelson Bittencourt, garante que novidades estão por vir: “Estamos trabalhando em uma grande exposição, que é a Moradores da Floresta”. Ele explica que a nova mostra contará com mais de 150 animais silvestres da mata atlântica que foram vítimas de atropelamento. Ainda não há data prevista para a estreia.

Athelson aponta que, apesar de todo o valor cultural e científico, muitas pessoas desconhecem a existência do museu. “É fundamental explorar bem cada experiência promovida por esse espaço”, destaca.  

Pioneirismo

Planejado para difundir e popularizar a ciência da vida da maneira mais ampla possível, o MCV é o pioneiro nacional na técnica de plastinação, que consiste na substituição da água do tecido por um plástico, conservando o material sem alterações. Seu acervo é único em todo o Brasil, o que posiciona a Ufes como referência nacional em museus de anatomia e correlatos. Além disso, os materiais expostos na área da Evolução Humana são importados de museus famosos mundialmente, como o Museu de História Natural de Washington (EUA).

Em comemoração ao retorno de suas atividades, o museu não cobrará ingressos para visitas espontâneas até o dia 23 de outubro. Após essa data, será cobrado o valor de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada. Mais informações sobre horários de funcionamento e agendamento para grupos estão disponíveis no site https://mcv.ufes.br/.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.