Musical A Pequena Sereia chega ao Teatro Universitário em sessão única neste domingo, 11

07/06/2023 - 10:51  •  Atualizado 11/06/2023 18:00

Clássico que encanta gerações desde o século XIX, A Pequena Sereia chega ao palco do Teatro Universitário neste domingo, 11, às 17 horas. Encenado pela Dourado Produções, o musical tem ingressos de R$ 30 a R$ 80, que podem ser adquiridos pelo site Sympla.

Na história, a sereia Ariel se apaixona pelo príncipe Eric e passa a desejar uma vida na Terra. Como as sereias são proibidas de se relacionar com humanos, Ariel precisa se submeter a um acordo que coloca sua vida e o reino de seu pai em perigo. Baseada na animação da Disney de 1989, a montagem da Dourado estreia em 2023 no rastro da nova versão cinematográfica, em formato live action (com atores e atrizes reais), recém-lançada nos cinemas brasileiros.

“O filme trouxe um olhar novo e representativo para a história”, diz Luzivam Dourado, diretor do espetáculo. “Tanto a expectativa quanto a responsabilidade caem sobre a peça nesse momento”.

Para ele, a força de um clássico como A Pequena Sereia, tantas vezes adaptado em diferentes linguagens, reside na mensagem da história. “Mesmo que todos te digam onde é o seu lugar, se você não se sente pertencente, siga o seu coração. Descobrir, aprender algo novo – isso pode ser a sua maior aventura”, afirma o diretor.

Ambientação

Durante o processo de criação do musical, conta Dourado, o maior obstáculo enfrentado pela equipe foi a ambientação das cenas, que acontecem tanto na terra quanto no fundo do mar.

“Precisamos fazer algumas pesquisas, buscar soluções que coubessem em um espetáculo de teatro. Temos a obrigação de manter a magia de tudo para que o público consiga – mesmo sem os artifícios cinematográficos – entender cada ambiente e cada cena”, explica.

Segundo ele, embora o musical naturalmente se volte ao público infantil, os adultos também podem “mergulhar na magia” de A Pequena Sereia. “Não tem idade para se encantar com essa história”, diz.

Texto: Leandro Reis