![](/sites/default/files/field/image/braille_menor.jpg)
Por Luiz Vital
O Núcleo de Cidadania Digital (NCD), programa de extensão da Ufes existente há oito anos, foi o vencedor da edição anual do Prêmio Telecentro Brasil, na categoria Inovação em Sustentabilidade Social. O prêmio é promovido pela Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN). A cerimônia de entrega dos certificados ocorrerá na quarta-feira, dia 23, em Brasília.
A premiação tem o objetivo de reconhecer e divulgar ações sociais na área de informática voltadas para pessoas com necessidades especiais, visando a qualificação e inserção das pessoas no mercado de trabalho. Receberá o prêmio em Brasília o estudante de Engenharia Elétrica da Ufes e diretor-gestor do NCD, Héglio Ráines.
Braille
De acordo com o professor e coordenador do programa de extensão, Roberto Garcia Simões, o NCD recebeu esta premiação por consolidar um trabalho de inclusão digital que é referência em impressão Braille. “O programa disponibiliza serviços de impressão em Braille para instituições que recentemente adquiriram esta tecnologia específica, mas ainda não sabem como manuseá-la”, explicou o professor.
Além do trabalho desenvolvido para pessoas com deficiência visual, o NCD da Ufes oferece acesso livre ao seu laboratório, com computadores e conexão à internet de alta velocidade, além de oito cursos introdutórios à informática com diferentes temas, atendendo a pessoas que buscam aperfeiçoamento e qualificação para inserção no mercado de trabalho.
De acordo com Héglio Ráines, atualmente o Núcleo de Cidadania Digital possui 9.200 usuários cadastrados e realiza, em média, 3 mil atendimentos mensais. “Durante os oito anos de existência do programa, 103 turmas já foram formadas”, contabiliza.
A ATN também vai premiar trabalhos em outras seis categorias: Orientação e Capacitação, Inovação em Sustentabilidade Ambiental, Inovação em Sustentabilidade Econômica, Inovação em Sustentabilidade Empreendedora, Telecentro Destaque e Personalidade do Ano em Inclusão Digital
O prêmio tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério das Comunicações; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Sebrae Nacional, Grupo Ticket, Associação das Mulheres Empreendedoras (AME) e Brasil Profissões.