Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança promove eventos sobre criminologia

17/08/2023 - 17:38  •  Atualizado 21/08/2023 11:20

O  Núcleo de Estudos de Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos da Ufes (Nevi/Ufes) está com inscrições abertas para dois eventos gratuitos: a palestra Diálogos sobre Criminilização e Punição, e o curso Criminologia Crítica e Contradições Sociais. A palestra vai acontecer no dia 28 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE). Já o curso será de 28 de agosto a 1º de setembro, das 14 às 17 horas, no mesmo local.

Ambos os eventos contarão com a presença do pesquisador Thiago Celli, doutorando em Criminologia e Direito Penal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pós-graduado em Criminologia e Direito Penal pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC).

Na palestra, o conteúdo sobre criminalização e punição terá recortes étnico-raciais, de classe e de gênero. Estão confirmados para a atuarem como debatedores a coordenadora de Ação e Projetos da Associação GOLD - Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade e diretora da Associação Nacional de Travestis e Transessuais (Antra), Deborah Sabará, e o advogado criminalista, mestre em Ciências Jurídico-Criminais e pesquisador do Nevi, Saulo Salvador.

Clique aqui para se inscrever na palestra

Curso

No curso Criminologia Crítica e Contradições Sociais, o foco será o desenvolvimento dos estudos sobre criminologia, as diversas correntes que atuam na área e seus fundamentos históricos teóricos, vinculando as teorias ao desenvolvimento das relações de produção e de distribuição, e às contradições sociais e sua relação com o Brasil.

“Na abordagem crítica é possível concluir que o sistema de justiça criminal não é neutro e imparcial, mas sim determinado por questões eminentemente relacionadas ao sistema de produção capitalista, que necessita da desigualdade para manter-se”, afirma o criminólogo Alessandro Baratta, autor de diversos livros sobre o tema, citado pelos organizadores na divulgação do evento.

Clique aqui para se inscrever no curso.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Freepik