Outubro rosa: Pesquisa visa identificar genes de câncer de mama na saliva

08/10/2014 - 14:34  •  Atualizado 10/10/2014 16:44

Identificar precocemente os genes causadores do câncer de mama por meio da saliva é o objetivo da pesquisa que está sendo desenvolvida pelos professores Luiz Alberto Sobral e Alfredo Feitosa, dos cursos de Medicina e Odontologia respectivamente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes.

Para Sobral, que atualmente é o superintendente do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), a saliva representa um mecanismo rápido e eficiente para detectar  vários tipos de enfermidades. “É também  um dos mais complexos, versáteis e importantes fluidos do corpo. Ela contém diversas informações sobre o organismo humano e suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal, do epitélio (tecido de revestimento) gastrointestinal  e da orofaringe”, destaca.

O estudo terá quatro etapas. Na primeira, que está em andamento, uma amostra da saliva das pacientes está sendo coletada para verificar os níveis de ocitocina (hormônios) e doenças nas gengivas, que poderão interferir no resultado do tratamento do câncer. Ao todo, mais de mil mulheres atendidas no setor de Mastologia do Hucam e do Hospital Santa Rita serão submetidas ao projeto.

Observação

No segundo momento, os pesquisadores irão mapear as salivas das pacientes para observar a presença de genes cancerosos. Na terceira etapa será analisada a sequência, a quantidade e os tipos de genes e a relação deles com a doença. A presença do câncer de mama produz uma mudança na quantidade e nas características das proteínas encontradas nas glândulas salivares.

Por último, com as sequências identificadas com a doença, será realizado um diagnóstico e analisado os tratamentos mais eficientes para cada paciente.

O professor Feitosa ressalta que, por meio da saliva, será possível realizar  o prognóstico, o monitoramento e o diagnóstico do câncer de mama.  Além disso, o teste pela saliva irá reduzir os custos médicos e será uma vantagem para as mulheres, principalmente para aquelas que moram no interior, que precisam viajar para receber atendimento médico nas grandes cidades.

A pesquisa conta com oito profissionais entre médicos, dentistas, fisiologistas e biólogos. Entre eles dois da Universidade de São Paulo (USP).

Tumor

O câncer de mama é o tipo de doença mais frequente nas mulheres e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso, história familiar, mulheres que não tiveram filhos ou tiveram após os 35 anos, representam fatores de risco para desenvolver a doença.

A doença representa uma das principais causas de morte entre as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 50 mil novos casos de câncer de mama são notificados anualmente. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos.

Por Jorge Medina