Outubro Rosa: projetos de extensão orientam mulheres sobre cuidados com a saúde

05/10/2023 - 16:37  •  Atualizado 06/10/2023 17:52

O combate ao câncer de mama, que ganha visibilidade neste mês com a campanha Outubro Rosa, mobiliza professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufes em projetos de extensão voltados para a atenção à saúde da mulher. Um desses é o intitulado Cuidado integral à mulher e à criança, que utiliza materiais didáticos e macromodelos para demonstrar como fazer o auto-exame e dar outras informações sobre prevenção ao câncer de mama.

Outro projeto é o Outubro Rosa no Hucam, que convoca as servidoras do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) a fazerem os exames ginecológicos neste mês de outubro. E há ainda o projeto de extensão Atenção nutricional a mulheres com câncer de mama em atendimento ambulatorial, que visa reduzir efeitos colaterais e melhorar as respostas aos tratamentos de câncer de mama.

Exames

O Outubro Rosa no Hucam tem o objetivo de facilitar o acesso aos exames ginecológicos, oferecendo às servidoras do hospital a oportunidade de realizar a prevenção de câncer em seu próprio local de trabalho. Para isso, até o dia 31 de outubro, servidoras de qualquer vínculo empregatício, incluindo aposentadas, serão convocadas a marcar o exame preventivo, a mamografia e a ultrassonografia endovaginal, de acordo com a faixa etária, caso não tenham realizado os exames há mais de um ano.

O público estimado é de cerca de 150 mulheres. As consultas serão marcadas até o final do mês, sempre entre segunda e quinta-feira, a partir das 13 horas. O agendamento deve ser feito na recepção do novo ambulatório do Hucam, com apresentação do crachá de identificação funcional, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade com foto e comprovante de residência.

“Este ano ampliamos a campanha convidando também as servidoras aposentadas, pois o câncer de mama incide com maior frequência em mulheres mais maduras, acima dos 40 anos. Mas queremos fazer o rastreio também do câncer de colo de útero, que acomete mulheres mais jovens. Ao mesmo tempo, nossa intenção é dar a oportunidade de aprendizado aos médicos residentes e internos, do sexto ano do curso de Medicina, introduzindo as oficinas de sala de espera nos diversos ambulatórios do hospital, quando os estudantes falam de prevenção do câncer e de infecções de transmissão sexual”, explica a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia Mara Rejane Barcelos (na foto acima, com a bolsista Maria Esthér Sanches), que coordena o projeto de extensão. Ela lembra que as ações de prevenção e as mudanças no estilo de vida podem evitar muitos óbitos.

Prevenção e simpósio

“Neste ano, trabalharemos com uma ação educativa [de prevenção ao câncer de mama] na sala de espera do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do hospital durante todo o mês de outubro, às quartas, quintas e sextas-feiras. Teremos também um simpósio no dia 31 de outubro, que envolverá toda a comunidade do Centro de Ciências da Saúde [CCS]. Além disso, sempre fazemos ações em empresas, escolas e unidades de saúde do município [de Vitória]”, informa a coordenadora do projeto Cuidado integral à mulher e à criança, Márcia Valéria Almeida.

Desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem em parceria com o Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e outras unidades do Hospital Universitário, o projeto de extensão existe desde 2009 como o objetivo de oferecer cuidados de enfermagem às mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto e nas situações ginecológicas e gineco-oncológicas.

Em 2022, foram 773 consultas de enfermagem, sendo 92 atendimentos em pré-natal e 681 atendimentos em ginecologia. Também houve acolhimento coletivo de mulheres, mães e cuidadoras de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, com atendimento de 175 mulheres de março a dezembro de 2022. O projeto atende, ainda, por WhatsApp, para responder a dúvidas, trocar informações e orientar cuidados imediatos, principalmente às gestantes, com uma média de três a quatro conversas diárias. Com relação às ações de formação, foram realizados webnários e mini-cursos dirigidos a enfermeiros e estudantes.

Nutrição

Na área de nutrição, as pacientes do Hucam têm a seu dispor o projeto de extensão Atenção nutricional a mulheres com câncer de mama em atendimento ambulatorial. As pacientes em tratamento frequentemente ganham peso, sofrem alterações nos padrões e comportamentos alimentares e redução de massa muscular esquelética acompanhada da redução da força, condição conhecida como sarcopenia, que, quando associada com aumento da gordura corporal, é chamada de obesidade sarcopênica. Essas condições pioram a qualidade de vida, reduzem a resposta ao tratamento e aumentam o risco de retorno da doença.

“Os cuidados nutricionais podem reduzir os efeitos colaterais do tratamento, como fadiga, náuseas, vômitos, perda de apetite e ganho de peso. Podem melhorar, ainda, a resposta ao tratamento, por oferecer nutrientes essenciais e contribuir para preservação da massa muscular e da massa óssea”, afirma a professora do Departamento de Nutrição Valdete Regina Guandalini, coordenadora do projeto. Ela destaca que “a orientação nutricional deve ser individualizada, pois cada mulher apresenta um tipo de tumor e tratamento”.

O projeto atende atualmente cerca de seis mulheres por semana, que são assistidas no ambulatório do Hucam. Elas passam por avaliações nutricional e dietética, e são acompanhadas pela equipe do projeto, que tem parceria com a Clínica Escola. Para o próximo ano, a equipe pretende ampliar o atendimento para um maior número de mulheres.