Ouvidoria da Ufes realiza seminário para gestores sobre a Lei de Acesso à Informação

04/04/2022 - 16:35  •  Atualizado 05/04/2022 18:39

A Ouvidoria da Ufes realiza nesta quarta-feira, 6, das 14 às 17 horas, o 1º Seminário Interno de Sensibilização de Gestores, em formato totalmente virtual, com transmissão pelo canal oficial da universidade no YouTube. O objetivo do evento é esclarecer e capacitar os gestores e demais servidores para a atuação funcional com base na Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

O seminário também busca aperfeiçoar a comunicação de todas as unidades acadêmicas e administrativas da Ufes com os usuários de seus serviços, de modo a cumprir com os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-Ufes 2021/2030). As inscrições para participação no seminário podem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@ufes.br até as 18 horas desta terça-feira, 5 de abril.

De acordo com o ouvidor da Ufes, Renato Schwab, uma das metas do seminário, que terá a participação do reitor Paulo Vargas, é melhorar o posicionamento da universidade no ranking de Transparência Ativa da Controladoria-Geral da União (CGU). “É importante a participação dos servidores nesta primeira edição do seminário, em especial dos gestores dos níveis estratégico e tático, para que a Ufes possa qualificar ainda mais os seus serviços, bem como facilitar a participação social da coletividade neste processo”, destaca o ouvidor.

Segundo Schwab, a pauta do evento prevê a identificação e a definição dos serviços que são prestados pelas diferentes unidades da Ufes, que devem estar publicados na Carta de Serviços aos Usuários, com atualização semestral, para amplo acesso da sociedade. Outro aspecto a ser destacado é a elaboração de enquetes para avaliação dos serviços prestados por cada unidade acadêmica e administrativa, além da avaliação e utilização dos dados coletados anualmente para a revisão de processos e procedimentos de trabalho.

“Essas ações são necessárias porque estão consolidadas na dinâmica de funcionamento das instituições públicas federais, por meio de legislação específica, e que são executadas e monitoradas pela CGU”, explica Renato Schwab. “Por isso é fundamental a participação dos servidores de todas as unidades neste primeiro seminário”, completa. Ele também aponta para a necessidade de engajamento dos servidores na composição e atuação dos Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos na Ufes. “A qualificação e divulgação dos serviços oferecidos pela universidade é uma tarefa desafiadora e necessária”, ressalta.

Conheça a programação do 1º Seminário Interno de Sensibilização

14h10 – Saudação do reitor e do ouvidor da Ufes

14h20 – Apresentação da Ouvidoria – Unidade do SisOuv e Órgão de Controle Interno/Gabinete da Reitoria

14h30 – Portaria 581/2020/CGU – As competências