Palestra aborda aspectos da política e da economia no Brasil sob o conceito de Gramsci

O Centro de Educação (CE) da Ufes promove nesta quinta-feira, 13 de maio, a palestra on-line Neoliberalismo e cesarismo: uma leitura gramsciana. O evento será transmitido pelo canal do Centro no YouTube, a partir das 18h30, e é aberto ao público.

"A palestra apresentará aspectos da política e da economia no Brasil, abordando, sob o conceito do cesarismo utilizado pelo filósofo italiano Antonio Gramsci, a atual conjuntura do neoliberalismo e das práticas fascistas que estamos vivenciando", explica o professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade do CE Douglas Ferrari, que fará a mediação.

Apresentado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marcos Del Roi, o evento também marca o encerramento da disciplina Gramsci: pensamento político, filosófico e educacional, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) que, neste último semestre, devido ao ensino remoto, pôde ser acompanhada também por estudantes de outras instituições, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Centro do Paraná (Unicentro), que se matricularam como alunos especiais.

Formado em História e Ciências Sociais, o professor Marcos Del Roi foi presidente da International Gramsci Society no Brasil, de 2017 a 2019. Atualmente, é professor titular em Ciências Políticas na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, onde também coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Texto: Nábila Corrêa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)