Palestra destaca iniciativas femininas para o consumo sustentável de energia

24/08/2021 - 18:26  •  Atualizado 25/08/2021 15:44

Um grupo de extensão da Ufes organiza, nesta quarta-feira, 25, às 14 horas, um debate sobre Ciência e Tecnologia nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio do ES. O evento, presencial para estudantes do Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, também será transmitido ao vivo no Instagram @meninas_na_engenharia.

O debate dá início ao projeto de extensão Consumo sustentável de energia em ambientes escolares: iniciativas femininas, coordenado pela professora Márcia Paiva, do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, e realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) do Governo do Estado do Espírito Santo.

O projeto busca despertar a comunidade escolar para a problemática da eficiência energética, chamando a comunidade feminina ao protagonismo nas ações de monitoramento e redução do consumo de energia elétrica, com a automação de ambientes escolares. A iniciativa recebe financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), por meio do Edital CNPq/MCTIC Nº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

"O projeto inclui o desenvolvimento de ações visando à eficiência energética em cinco escolas do Espírito Santo. Além do Colégio Estadual, também participam as escolas estaduais de ensino fundamental e médio (EEEFM) Gisela Salloker Fayet, Professor Juraci Machado, Silvio Rocio e Victorio Bravim", detalha a professora.

Testemunhos

No evento, a professora Márcia Paiva apresentará o projeto, seus objetivos e atividades. Em seguida, participarão a subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Juliane Barroso; a subgerente de Inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Michele Constantino; e a gerente de Educação Sanitária e Ambiental do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Andressa Fernandes.

"Cada convidada dará um testemunho profissional e falará um pouco da sua área de atuação, direcionando aos aspectos de ciência, tecnologia e gênero", explica a professora Márcia Paiva.

O evento é parte da Jornada Capixaba de Ciência e Inovação, organizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com a participação da Ufes. Saiba mais sobre a Jornada.

Texto: Lidia Neves