A partir dos dados gerados por um simulador de tráfego utilizado pela Eco101, a equipe do Laboratório de Geotecnia e Pavimentação do Departamento de Engenharia Civil da Ufes está avaliando a utilização de um novo material para a construção de pavimentos. A equipe do laboratório estuda soluções que usam resíduos de processos siderúrgicos com o objetivo de produzir pavimentos de melhor qualidade que os normalmente construídos com materiais naturais e, no caso da pesquisa na Rodovia BR 101, o trecho foi construído com escória de dessulfuração, material utilizado para retirada de enxofre do aço, resíduo produzido em larga escala pelas siderúrgicas locais.
Quatro pistas experimentais estão instaladas às margens da BR-101, construídas com diferentes materiais. Segundo o professor Patrício José Moreira Pires, coordenador do Laboratório de Geotecnia, a pista em que o simulador atua é resultado de pesquisa desenvolvida anteriormente pelo laboratório. A novidade é que, com o uso do simulador, será possível avaliar melhor os trechos testados. O aproveitamento da escória de dessulfuração agrega economia e sustentabilidade ao projeto, já que ela era descartada após o primeiro uso. "Ambientalmente, por se tratar de um co-produto siderúrgico, está se dando um fim mais nobre ao material utilizado", salienta o professor.
Para Patrício Pires, a parceria com a Eco101 simboliza uma oportunidade para o avanço da área e no que diz respeito ao aproveitamento dos materiais. "Fazer testes em campo, por uma empresa tão experiente no ramo de pavimentação em todo o Brasil, é sinal de que tudo o que foi desenvolvido por nossos alunos de fato não ficará restrito ao mundo acadêmico e que podemos contribuir com a sociedade, aprimorando e pondo em prática as melhores técnicas de engenharia, e especialmente, tudo isso feito na Ufes", afirma.
O simulador
O simulador está instalado no Km 363 da BR 101, em Anchieta. O equipamento mostrará o desgaste da pista de maneira acelerada. Com isso, a concessionária Eco101, responsável pelo trecho da estrada que abrange o Espírito Santo, poderá acompanhar a durabilidade do pavimento construído com o novo material desenvolvido pelo Laboratório de Geotecnia.
O simulador reproduz, através de um eixo que se desloca continuamente em um período de 24 horas, o impacto sofrido por um trecho real da rodovia, simulando o tráfego de veículos pela rodovia de forma acelerada. Desse modo, o efeito de dez anos pode ser reproduzido em três meses. O resultado captado pelo simulador irá facilitar a análise, conservação e manutenção do pavimento.
A pesquisa segue em andamento e é parte da aplicação de recursos para o desenvolvimento tecnológico, previstos no contrato de concessão da Eco101.
Texto: Cássia Rocha
Edição: Ana Paula Vieira
Foto: Eco101