O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, o reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Carlos Marcelo D’Isep Costa assinaram nesta terça-feira, 12, um protocolo de intenções para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas visando a qualificar as atividades do Corpo de Bombeiros em suas rotinas de combate a incêndios de natureza diversa.
A assinatura foi realizada pela manhã, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro/Ufes), no campus de Goiabeiras, com a presença do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas da Ufes, Valdemar Lacerda Júnior.
Na ocasião, o reitor Reinaldo Centoducatte destacou a importância da parceria entre as instituições e disse que as pesquisas realizadas pela Ufes têm o compromisso de contribuir para o benefício da sociedade.
Após a formalização da parceria foi realizado um workshop com abordagem de diferentes temáticas relacionadas às atividades do Corpo de Bombeiros, e que são objeto de pesquisas por parte de pesquisadores das três instituições.
De acordo com o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes e coordenador do LabPetro, professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa participarão do projeto, como a Química, Educação Física, Psicologia, Fisiologia, Biologia, Engenharias, Oceanografia, Estatística, entre outras.
Na foto, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Marcelo D’Isep Costa; o reitor do Ifes, Jadir Pela; e o reitor Reinaldo Centoducatte, que assina o protocolo de intenções.
Texto: Thereza Marinho e Luiz Vital
Foto: Jorge Medina