Planejamento Anual de Auditoria realizado pela Ufes é destaque em evento nacional sobre auditoria interna

08/08/2024 - 14:59  •  Atualizado 09/08/2024 18:07
Texto: Thereza Marinho
FONAITec

O processo de elaboração do Planejamento Anual de Auditoria (Paint) realizado pela Ufes foi destaque durante o 57° Fórum Nacional dos Integrantes das Unidades de Auditoria Interna Governamental no Governo Federal (FONAITec), realizado em Brasília. A experiência da Universidade, intitulada Auditoria em área finalística: do planejamento baseado em riscos à execução, foi apresentada como uma boa prática de auditoria interna.

Além do Paint, que define os trabalhos de auditoria prioritários que serão executados no ano subsequente de modo geral, também foi destaque a auditoria realizada em 2023 em uma área finalística, o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). A chefe da Auditoria Interna, Crisley Dalto, que apresentou a experiência da Ufes, explica que todo o trabalho seguiu o modelo de gestão de riscos COSO I - Quadro Internacional de Práticas Profissionais (IPPF5, na sigla em inglês), além da Instrução Normativa referente ao tema.

“Demonstramos como elaborar um planejamento de auditoria baseado em riscos de diversas áreas da Universidade, mediante avaliação dos processos-chave, dos riscos organizacionais significativos a que estão expostas, e das informações de governança, integridade e controles internos. A ação de auditoria inclusa nesse plano foi a avaliação da gestão do CCHN. A apresentação se tornou referencial de boa prática a ser aplicada em todas universidades e instituições federais de ensino superior no Brasil”, afirma Dalto, acrescentando que “agregar valor à gestão é contribuir para uma melhor alocação dos recursos, e com isso proporcionar a transformação da vida acadêmica do estudante”.

Além de Crisley Dalto, também representaram a Ufes no evento os auditores internos Bruno Picon e Richard Resende.

O FONAITec reúne profissionais de diversos órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU), e auditores internos que atuam nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e outros órgãos da Administração Pública Federal. O evento, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de julho, este ano celebrou os 30 anos da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas (Fonai).

Categorias relacionadas