Pessoas interessadas em adquirir conhecimentos ou trocar informações sobre a aplicação das práticas integrativas na promoção da saúde mental já podem se inscrever neste link para o III Simpósio Capixaba de Práticas Integrativas e Complementares: As Contribuições das Práticas Integrativas na Saúde Mental. O evento acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, das 9 às 17 horas, com atividades nos campi de Maruípe e Goiabeiras, e contará com conferência de abertura, mesas redondas e palestras das quais participarão especialistas da Ufes e de outras instituições de ensino de várias partes do Brasil, além de gestores, terapeutas, pesquisadores e profissionais. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado para os inscritos.
O simpósio é organizado pelo grupo de pesquisa interprofissional Práticas Integrativas e Complementares: Contribuições para a Saúde, para o Ensino e para o Serviço (PICsUfes), que se dedica ao estudo das práticas integrativas e complementares (PICs) em saúde enquanto política pública instituída no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde. “Esse evento vai congregar vários profissionais de distintas áreas do conhecimento e regiões do Brasil, que trarão reflexões sobre as práticas integrativas, sobretudo no tocante à saúde mental”, avalia a coordenadora do PICsUfes, Magda Castro.
Cuidado em saúde
O simpósio trará debates científicos, acadêmicos e assistenciais acerca do avanço das PICs como ação transformadora da saúde; da consolidação do papel da universidade e do estado sobre as ações de saúde integral; e da compreensão de como os estudos das PICs podem revelar estratégias de práticas sociais e culturais de modelos de cuidado em saúde.
Entre os conferencistas, estão o consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e professor da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Dall’Alba; a referência técnica das PICs da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Marina Delaprane; o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes; o coordenador de Educação Popular e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Emmanuel Falcão; a professora do Departamento de Educação Integrada em Saúde (Deis/Ufes) Grace Kelly Freitas; a professora do Departamento de Morfologia (DM/Ufes) Adriana Madeira; o professor do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (DCS/Ceunes) Jefferson Hemerly; a psiquiatra, especialista em medicina endocanabinoide e prescritora de cannabis Indira Pinto; o farmacêutico e aromaterapeuta Carlos Magalhães; a psicóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes) Emilene Monteiro; e o biólogo e mestrando do Programa de Pós Graduação em Oceanografia Ambiental (PPGOAm/Ufes) Lucas Bezerra.
Interdisciplinaridade
O grupo de pesquisa PICsUfes atua desde 2017, disponibilizando informações e vivências sobre as PICs em diversos espaços, visando estudar, difundir e contribuir com a saúde integral. É composto por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, biólogos, profissionais de saúde do SUS e das prefeituras da Grande Vitória, estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição, terapeutas e professores da Ufes e de outras instituições.
Por meio das redes sociais, a equipe disponibiliza gratuitamente publicações de materiais sobre as PICs em formatos variados, como livros, e-books, vídeos e capítulos de livros. Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pela equipe do PICsUfes, basta acessar o perfil do grupo no Instagram.