Prêmio de Fotografia do CNPq abre inscrições para imagens produzidas em trabalhos de pesquisa

29/01/2024 - 14:20  •  Atualizado 31/01/2024 13:00

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas para o Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte, até o dia 9 de fevereiro. Podem se inscrever estudantes (de graduação e de pós-graduação), graduados, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil.

Os interessados devem escolher entre duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas ou por instrumentos especiais, como microscópio, telescópio, ultrassom, entre outros. As fotos de câmeras fotográficas não poderão ter tratamento, edição ou manipulação. A imagem inscrita precisa estar associada à atividade científica e tecnológica e ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa ao qual o candidato esteve ou esteja vinculado.

O objetivo do concurso é fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Os vencedores de cada categoria receberão prêmios em dinheiro: R$ 15 mil para os classificados em primeiro lugar, R$ 10 mil para os vice-campeões e R$ 5 mil para os terceiros lugares.

Os ganhadores também receberão um diploma, passagens aéreas e diárias para a cerimônia de premiação. A solenidade acontecerá durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 7 e 13 de julho deste ano, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

O regulamento completo e mais informações estão disponíveis no site do Prêmio

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)

Edição: Leandro Reis