Primeira Copa dos Trabalhadores da Ufes reúne atletas dos quatro campi

16/11/2023 - 12:16  •  Atualizado 16/11/2023 14:19

Com o objetivo de proporcionar momentos de integração e lazer a servidores e profissionais terceirizados da Ufes e seus familiares, além de incentivar a prática de atividades físicas como forma de promover a saúde da comunidade universitária, a primeira Copa dos Trabalhadores da instituição foi finalizada no último sábado, dia 11, após um mês de atividades.

Atletas individuais e equipes dos quatro campi da instituição (Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; São Mateus e Alegre, no interior do estado) competiram em variadas modalidades desportivas, como futsal, vôlei, natação e atletismo, além de jogos, como queimada. A catalogação dos nomes dos vencedores foi feita ao longo da semana.

Interação

Esta primeira edição dos jogos foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Segundo a diretora da DEL, Paula Cristina Silva, a Copa dos Trabalhadores da Ufes era um desejo antigo da atual gestão da Universidade, que só não se concretizou antes por causa do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. “Com o retorno das atividades presenciais, foi necessário pelo menos um ano para que a gente pudesse organizar as ações”, explica.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, os jogos propiciaram o envolvimento da comunidade universitária em atividades de esporte e lazer: “Foi muito legal a interação de servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados e também dos filhos dos participantes. Pretendemos que nos próximos anos haja uma mobilização ainda maior”. A ideia dos organizadores é que a Copa faça parte do calendário oficial da Ufes, trazendo novidades e ampliações no formato a partir de 2024.

Goiabeiras

No campus de Goiabeiras as disputas ocorreram nas modalidades natação e futsal. Na natação, o vencedor dos 50 metros livres foi o servidor Renato Lírio, da Diretoria de Segurança e Logística (DSL). Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Levi Antônio de Freitas, servidor da pró-reitoria de Extensão, e Roni Chaim, professor do Departamento de Clínica Médica.

O campeão dos 100 metros na natação foi o professor Lorenzo Augusto Ruschi e Luchi, do Departamento de Engenharia Civil, seguido por Roni Chaim e Renato Lírio (foto principal, os vencedores ladeados pela professora Paula Silva, à esquerda, e por Josiana Binda, à direita).

Na final do futsal masculino, o time Biblioteca e Educação (foto ao lado) ganhou do Belimbeleza por quatro a zero. A equipe Forevis Young ficou com o terceiro lugar. O futsal feminino foi representado pela equipe do Projeto Grupa - Grupo de Estudos em Gênero e Esporte da Ufes.

Partidas de vôlei e queimada aconteceram de forma recreativa, assim como corridas na pista de atletismo.

Alegre e São Mateus

Nos campi de Alegre e São Mateus, as disputas motivaram a participação do público presente, que se uniu aos trabalhadores inscritos para compor as equipes. O campus de Alegre foi o único a sediar o jogo de queimada. De acordo com Silva, que é professora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), embora a queimada não seja considerada uma modalidade esportiva, trata-se de um jogo divertido com o qual a maioria das pessoas teve contato ainda na infância. “A competição foi permeada por uma disputa bem humorada, que uniu trabalhadores e também familiares presentes na Copa”, disse ela.

Já em São Mateus, o vice-reitor Roney Pignaton participou de um jogo de vôlei misto que uniu trabalhadores, estudantes e familiares presentes.

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Organização da Copa dos Trabalhadores da Ufes