Pró-Reitoria de Extensão lança edital de seleção de bolsas para estudantes de graduação

29/06/2021 - 18:29  •  Atualizado 30/06/2021 19:23

Coordenadores de programas ou projetos registrados e ativos no Portal de Projetos da Proex cujos trabalhos tenham sido aprovados pela Câmara de Extensão até o dia 16 de julho de 2021 podem participar do recém-lançado edital de seleção do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para estudantes de graduação – Programa de Extensão (Pibex). O edital, gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), terá vigência no período de outubro de 2021 a setembro de 2022 e prevê bolsas de R$ 400. Os interessados têm entre os dias 16 e 27 de julho para efetuar a inscrição no site https://inscricao.ufes.br/index.php.

No ato da inscrição, os coordenadores deverão informar o programa ou projeto, declarar estar regular perante a Câmara de Extensão e anexar o espelho da proposta. Cada coordenador poderá submeter até duas propostas e receber até duas bolsas, que serão distribuídas seguindo a ordem de classificação até que sejam contemplados todos os programas e projetos habilitados ou que esgotem os recursos orçamentários.

Critérios

Dentre os critérios de avaliação dos projetos ou programas, estão impacto na formação dos estudantes; público externo atingido; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e resultados esperados. Para concorrer, os programas ou projetos devem apresentar objetivos e metodologia factíveis, obteníveis e alcançáveis mesmo durante o período de pandemia, com ou sem períodos de distanciamento social.

Os programas ou projetos com nota superior ou igual a 70 serão habilitados para receber as bolsas Pibiex. A indicação do bolsista será de responsabilidade do coordenador, levando-se em conta o coeficiente de rendimento do estudante, que deve ser igual ou superior a cinco, e a matrícula ativa, com carga horária semestral igual ou superior a 180 horas. Os coordenadores contemplados deverão estar disponíveis para participar dos eventos de extensão, incluindo a obrigatoriedade da participação no Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina.

O resultado final será divulgado no dia 17 de setembro no site https://proex.ufes.br/edital-pibex, onde também serão publicadas as informações sobre todas as etapas da seleção. Questionamentos sobre o edital devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail pibex@ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno