Proaeci realiza cinedebate sobre visibilidade trans na terça-feira, 28. Evento gratuito

24/01/2020 - 14:10  •  Atualizado 28/01/2020 10:39
Compartilhe

Janeiro é o mês em que se celebra a visibilidade de travestis e transexuais. Pensando nisso, a Direção de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Daad/Proaeci) promoverá um cinedebate no dia 28 de janeiro, às 9h30, no Cine Metrópolis. 

Serão exibidos três curtas-metragens: Tailor, Trans(verso) e Corpo Flor. Tailor é uma animação sobre a história de um cartunista transgênero que compartilha experiências de outras pessoas trans na internet. Trans(verso) é um documentário que mostra a vida de quatro homens trans e foi produzido por estudantes do curso de Pedagogia da Ufes. Já Corpo Flor é um webdoc capixaba que reflete temas como negritude e sexualidade, produzido pelos ex-alunos da Ufes Izah Cândido e Wanderson Viana. 

Após a exibição dos curtas haverá uma mesa de debates, composta por representantes do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades Carlos Eduardo de Melo; do Conselho Regional de Psicologia, Julia Santigliani; e do coletivo Força Trans Lorenzo Cassiano; além da estudante de Serviço Social da Ufes Maria Helena Martins. A mediação será realizada pela servidora da Daad/Proaeci, Viviana Correa. 

Permanência

A atividade busca promover um espaço de debate para qualificar a atuação de servidores da Universidade e dos demais participantes em benefício da permanência qualificada de estudantes e servidores trans na Ufes. Também visa a ser um passo adiante no processo de construção das ações afirmativas como um princípio ético-político norteador das práticas universitárias.

O cinedebate é uma parceria da Daad/Proaeci com o Instituto Brasileiro de TransMasculinidades do Conselho Regional de Psicologia e o coletivo Força Trans. O evento é gratuito e aberto à comunidade. O Cine Metrópolis está localizado no campus da Ufes em Goiabeiras.

 

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho